Como ligar a água em sua casa ou apartamento no Rio de Janeiro

Para solicitar a ligação de água, você deverá ir até uma agência

Eis que chegamos a casa nova! Um dos passos básicos, porém, importantes também é a solicitação da água encanada no seu apartamento. As situações entre imóveis verticais e horizontais são diferentes entre si e tem duas peculiaridades. Vamos conhecer?

Primeiramente, a concessionária de fornecimento de água do Estado do Rio de Janeiro é a CEDAE. Ela fora constituída, oficialmente, em agosto de 1975 como Companhia Estadual de Águas e Esgotos e se originou após a fusão da Empresa de Saneamento da Guanabara (ESAG) com a Empresa de Águas do Estado da Guanabara (CEDAG) e a Companhia de Saneamento do Estado do Rio de Janeiro (SENERJ).

Atualmente, a Cedae é a responsável pela captação, ela adução, pelo tratamento e distribuição de água limpa e potável a todas as torneiras do Estado do Rio, além da coleta, do transporte e do esgoto gerado pelas residências locais.

Como falamos no começo do texto, existem formas diferentes de solicitar a ativação da água no seu Imóvel.

Ligar a água em casa

Nas construções horizontais, como são os casos das casas, a solicitação é bastante simples. Contudo, a mesma só poderá ser feita através de uma agência CEDAE. Você pode clicar em Ver Agência CEDAE próximos a mim e descobrir aquela que estiver ao seu alcance.

Localizador de Agências Cedae

Localizador de Agências Cedae

Tendo descoberto o endereço, você deverá estar munido dos seguintes documentos:

  • IPTU
  • CPF e RG
  • Comprovante de Residência

Se for uma casa de aluguel, leve os documentos e os comprovantes no nome da pessoa que está locando o imóvel. Se for uma casa própria, a ligação deverá ser feita no nome do comprador do imóvel. Observação: Se você estiver locando o imóvel, leve também uma cópia do contrato de locação junto com o original.

Você não precisa agendar nenhum horário para conseguir atendimento, basta ir até uma das agências.

Caso seja uma religação de água, a mesma pode ser feita através da Agência Eletrônica. Também é possível fazer na agência eletrônica:

  • Segunda via de Contas
  • Solicitar via de contas pagas
  • Emitir nada Consta
  • Reclamar sobre a falta de água
  • Reclamar sobre vazamento de água
  • Serviço mal sinalizado
  • Serviço mal finalizado
  • Hidrômetro parado

Caso haja alguma dúvida, a CEDAE disponibiliza um telefone para contato: 0800 031 6032 (diariamente, das 9hs às 17hs, exceto sábados, domingos e feriados).

Ligar água no Apartamento

Existem algumas vantagens fantásticas em se morar em apartamento, e eu não estou falando pelo fato da gente conhecer pessoas novas, não. Mas, quando se muda pra um, todo o processo burocrático de solicitar a ligação da água já fora resolvido pela construtora.

Medição individual

Medição individual

Assim sendo, se você pretende se mudar para um apartamento em breve, o primeiro passo é conversar com o síndico do seu prédio e entender se o mesmo é através de Medição Coletiva ou de Medição Individual.

  • Medição Coletiva: A água é comum a todos os condôminos, sem exceções. A diferença é que neste caso, o valor total da conta de água é rateada a todos também. Por exemplo, Se vem R$ 100,00 de conta de água e há 10 moradores, então divide-se esses R$ 100,00 reais entre os 10 moradores. Cada um deverá pagar a sua parte para evitar o corte no abastecimento.
  • Medição individual: Muitos empreendimentos têm optado por essa segunda colocação. Aqui, são instalados hidrômetros individuais e o morador é responsável apenas por aquilo que ele mesmo consome. Dessa forma, chegará a conta de água no valor normal, referente a acada apartamento e será de responsabilidade do proprietário ou locatário seu pagamento.

Como falamos, as empreiteiras e construturas entregam o apartamento finalizado. Se o seu condomínio é coletivo, certamente a água já está saindo na torneira. Se ele é novo, a descrição está prevista na Ata de Constituição do Condomínio. Se ele já fora usado, a melhor alternativa é conversar com o síndico e entender como funciona o pagamento dessa taxa.

Em alguns casos, a água é acertada juntamente com o valor do condomínio.

Nos casos de medição coletiva, não há necessidade de nenhuma providência. Isso porque a concessionária levará até o prédio a ativação da água, coletando os seus dados para fornecimento de faturas futuras. Dali pra frente, é só pagar a sua própria conta!

No site da CEDAE, você encontra um manual muito pertinente que ajuda a retirar as dúvidas que ainda persistes e te ensina a analisar melhor a sua conta de água, identificando, inclusive, alguns pontos de vazamento. Clique para Acessar o Manual do Usuário.