Como tirar segunda via da Light – conta de luz no Rio de Janeiro

Você tem dúvida de como tirar segunda via na light? Neste texto vamos falar sobre isso. O Grupo Light tem mais de um século de tradição na geração de energia para o Rio de Janeiro, tendo sua sede inaugurada na cidade em 1907.

Ao longo dos anos, a empresa investiu na construção de usinas hidrelétricas e passou a assumir a geração e distribuição de energia elétrica, o que inclui o fornecimento de gás, iluminação pública, telefonia e transporte público, bem como a gestão de diversos serviços públicos. O grupo foi fundamental para a modernização do Rio de Janeiro e, atualmente, continua investindo em tecnologias e para o bem-estar social, desenvolvimento urbano e econômico do Estado.

Se você perdeu e precisa tirar segunda via na light para manter o pagamento de sua fatura em dia, o processo é muito simples. A seguir, confira o passo-a-passo com imagens que preparamos para você:

Passo a Passo Resumido de como tirar segunda via da luz

  1. Passo 1: Primeiramente, é preciso acessar o site da Light, a partir do link: http://www.light.com.br/grupo-light/SitePages/default.aspx.
  2. Passo 2: Após isso, selecione na coluna “Agência Virtual”, localizada no canto esquerdo site a opção “2ª via de conta”.
  3. Passo 3: Clique na primeira opção de serviços que é mostrada “Segunda Via/ Consulta Débitos”;
  4. Passo 4: É preciso fazer o login usando os três primeiros números do CPF/ CNPJ e o Código do Cliente, que pode ser consultado em uma fatura antiga.
  5. Passo 5: Ao entrar com seu CNPJ e Código Cliente, aparece na tela um protocolo de atendimento, clique em prosseguir.
  6. Passo 6: Seguindo todos esses processos, você tem acesso a Agência Virtual Light. Clique na opção Segunda Via/ Consulta de Débitos.
  7. Passo 7: Você vai ver que vai ser mostrada uma lista com seu histórico de faturas e os respectivos valores, meses e datas de vencimento.
  8. Passo 8: na opção “Pagar Online”, a numeração do código de barras da fatura é transferida automaticamente para a página de seu Internet Banking.

Passo a Passo detalhado para tirar segunda via da conta de luz

Se tiver dificuldade nós também detalhamos um pouco mais para você ter certeza de como conseguir sua segunda via.

Acessar a agência virtual light

Primeiramente, é preciso acessar o site da Light, a partir do link: http://www.light.com.br/grupo-light/SitePages/default.aspx.

Nós abordamos em outro texto que a Light, maior concessionário de Luz do Estado do Rio de Janeiro, oferece aos seus consumidores uma praticidade bem interessante, que é a Agência Digital Light. E é justamente através deste canal que você consegue o acesso a sua fatura. Para tanto, deverá acessar a Agência Digital Light, e fazer o seu cadastro.

Conta digital Light

Conta digital Light

Dados de acesso

Para conseguir fazer o seu login de acesso, é necessário fornecer algumas informações. Depois de criado o login e senha, não será necessário refazer o cadastro. Os dados são:

  • O número do CPF completo do titular da conta de Luz Light
  • Código do cliente Light

Observação: Caso você não saiba onde está o seu Código de Cliente Light, o mesmo se encontra na sua fatura impressa, conforme imagem abaixo:

Código do Cliente Light

Código do Cliente Light

Login de acesso

Em alguns casos o login pode expirar, mas não se assuste, basta informar as informações solicitadas.

informações de login da light

informações de login da light

Não achou as informações?

Se você não tiver acesso a essa informação, pode clicar na opção “Recuperar Código” e preencher um campo com seu CPF/ CNPJ para receber o código por e-mail.

recupere sua senha por e-mail

recupere sua senha por e-mail

Protocolo

Ao entrar com seu CNPJ e Código Cliente, aparece na tela um protocolo de atendimento, clique em prosseguir.

protocolo de atendimento da light

protocolo de atendimento da light

Entre na opção segunda via

Clique na primeira opção de serviços que é mostrada “Segunda Via/ Consulta Débitos”;

segunda via e consultas de débitos na light

segunda via e consultas de débitos na light

Lista de consulta

Feito isso, basta clicar em “Consultar“. Você será direcionado a uma nova página que mostrará todos os débitos que estão em aberto. Você poderá imprimir todas as faturas ou selecionar apenas o número do código de barras para informar na hora do pagamento.

lista de boletos em aberto na light

lista de boletos em aberto na light

Não tenha medo! O site é seguro e muito fácil de ser utilizado. Você pode pagar diretamente no site ou então, fazer o download da sua fatura e imprimir para demais formas de pagamento.

Como pagar a conta de luz da Light

Agora que você sabe, exatamente, os meses que estão em aberto (ou seja, sem pagamento) o próximo passo é pagá-los. Para isso, existem algumas opções práticas e cômodas, como o cadastramento da sua conta de luz no Débito Automático. Você ainda pode pagar utilizando aplicativos do seu banco de preferência ou ir até uma Lotérica.

Cadastramento no débito automático

Essa é uma decisão muito utilizada para quem acaba se esquecendo das datas e prazos de vencimento. Todas as faturas impressas e entregues pela concessionária vem com um Código de Débito Automático, localizado no canto superior da sua fatura:

Cadastro em débito automático

Cadastro em débito automático

Utilize esse código para liberar o débito automático. Você pode fazer isso nos terminais eletrônicos, no aplicativo do seu banco de confiança ou ainda, dentro do banco com a sua gerente de contas.

Agência Virtual Light

Outra opção que poucas pessoas tem conhecimento é a possibilidade de pagamento no Agência Digital Light. Contudo, para que seja possível, você deverá ser correntista dos bancos: Bradesco, Banco do Brasil ou Itaú. Caso não possua conta corrente com os bancos que citamos, essa opção não é válida para você.

Com o cartão de débito

Não deu tempo de passar no banco? Não tem problema! Outra solução para o pagamento da sua 2ª via é através do cartão de débito Visa Electron, Elo ou Mastercard. O comprovante é gerado no mesmo momento em que é confirmado o pagamento e facilita no caso de religação da luz.

pagar diretamente na light

pagar diretamente na light

 

Serviços disponíveis nas agências: Barra da Tijuca, Barra do Piraí, Barra Mansa, Belford Roxo, Campo Grande, Caxias, Copacabana, Itaguaí, Jacarepaguá, Madureira, Miguel Pereira, Nilópolis, Nova Iguaçu, Penha, Queimados, Marechal Floriano, São João do Meriti, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Casas lotéricas ou agência da Caixa Econômica Federal

Outra forma de pagamento é através das lotéricas ou agência da Caixa Econômica Federal. Para isso, você deverá levar a sua conta impressa e o dinheiro deverá ser em espécie.

é necessário imprimir a sua fatura

é necessário imprimir a sua fatura

Demais bancos

Outra opção é você utilizar o banco de sua confiança para o pagamento da mesma. Ela poderá ser feita, inclusive, através do Internet Banking ou Aplicativos seguros.

Para pagamento por aplicativo, basta focar o Código de Barras da sua fatura no campo determinado. Nos Desktops, você também tem a opção de digitar, manualmente, este código de barras já que não há leitor digital.

Outros serviços oferecidos na Agência Virtual Light.

Além da segunda via da conta de energia light, os clientes podem acessar em sua área do site os seguintes serviços:

  • Religação após corte;
  • Histórico de consumo;
  • Solicitar o parcelamento de débitos;
  • Fazer a alteração de dados cadastrais;
  • Solicitar o serviço de fatura digital;
  • Denunciar fraudes de desvios e ligações ilegais na rede elétrica;
  • Solicitar uma via da conta simplificada;
  • Retirar o comprovante de conta paga;
  • Solicitar a alteração de carga elétrica;
  • Pedir a análise da conta de energia;
  • Consultar o contrato de adesão com a Companhia de Energia;
  • Fazer outras denúncias de naturezas diversas;
  • Pedir o encerramento de contrato com a Companhia de energia;
  • Solicitar uma nova ligação de energia elétrica;
  • Trocar a titularidade da conta;
  • Solicitar o ressarcimento de danos elétricos e não elétricos;
  • Solicitação de adesão à Tarifa Branca;
  • Informar e solicitar microgeração e minigeração, que seria a instalação de uma central geradora de energia elétrica alternativa conectada ao sistema de distribuição Light;
  • Fale Conosco para esclarecer dúvidas, enviar sugestão e reclamações do serviço Light.

Agora que você já sabe os serviços oferecidos e como tirar segunda via na light, fique atento para a data de vencimento de sua fatura tanto para não pagar juros e multas quanto para não ter o fornecimento de energia elétrico suspendo por inadimplência.