7 dicas para você ter no Checklist da sua mudança organizada

Sim, é muito gostoso entrarmos numa casa nova! Decorar ela do jeito que a gente sempre quis, principalmente se ela ficar bem próximo ao local de trabalho e ao colégio das crianças.  Contudo, nem sempre a mudança é um processo fácil. Na maioria dos casos, as pessoas assimilam o ato de mudar como uma total bagunça! Mas atenção: esse processo só será bagunçado se você permitir.

É possível mudar de maneira organizada e evitar que você perca seus utensílios mais utilizados e leve muito mais do que uma semana para colocar as coisas no lugar. Para evitar que isso aconteça, vamos citar algumas dicas para te ajudar!

CheckList da Mudança

Planeje tudo nos mínimos detalhes

O ideal é que você faça uma lista bem organizada com todos os itens utilizados na mudança, citando cada ação que você deva fazer. E mais do que listá-los, é interessante que você dê prazos concretos para que eles se estabeleçam.

Tudo o que você lembrar que precisa ser feito, deverá estar na lista. Após sua realização, passe um risco por cima.

Descarte aquilo que não tem mais serventia

Essa é uma das partes mais difíceis não pelo seu cumprimento, mas porque as pessoas são apegadas demais nas coisas que possuem. Assim como a gente tem que ter uma lista de tudo o que vamos levar, elas precisam ter uma lista daquilo que não irá com elas para a próxima casa!

Avalie os móveis em questão, roupas que não servem mais, remédios com prazos vencidos, perfumes… Absolutamente TUDO. Também é legal que você separe o descarte em dois montes: o que vai para o lixo e o que você poderá levar para a doação.

Prepare o novo imóvel

Sim, senhoras e senhores: é preciso preparar o novo imóvel antes mesmo de mudar-se para ele! Por isso, na semana que a mudança for acontecer, faça uma faxina geral na casa que você vai entrar.

Se a sua casa tiver móveis, por exemplo, não esqueça de limpá-los, inclusive, por dentro.

Aviso das prestadoras de serviço

Como você recebe a sua correspondência hoje? Via correio. Exato. E é exatamente por isso que você deverá avisá-los que o seu endereço agora é outro. Para tanto, leve uma cópia atualizada da conta de luz ou do contrato de aluguel. Avise os bancos, a TV a cabo, a internet e demais prestadoras da mudança do endereço.

Não faça compras na semana da mudança

Como falamos, a casa irá parecer um grande depósito nesse período. É bastante comum que a geladeira fique desligada e o armário esteja todo empacotado em grandes caixas. Por isso, a melhor opção será você não comprar nada na semana de mudar para evitar que os alimentos se percam.

Faça uma mala de Plano A

Na primeira semana na casa nova, você raramente terá colocado tudo no lugar. É interessante que você faça uma mala com os seus pertences mais essenciais, como roupas, higiene, roupa de cama e toalhas.

Faça uma mala de emergência

Faça uma mala de emergência

Assim, evitará de revirar caixas aos montes e poderá ter um minuto para poder descansar.

Avalie a transportadora

Sim, mudar-se através de uma transportadora é uma solução e tanto! Elas são especializadas nesse tipo de serviço e lhe oferecem mais segurança e garantias. Nesse sentido, não se esqueça de fazer uma pesquisa sobre as empresas que está pensando em contratar para analisar sua reputação.

Verifique nas Redes Sociais o seu relacionamento e desconfie de qualquer comentário negativo. Se possível, chame a pessoa no bate papo para verificar o ocorrido.

Está mudando para apartamento?

É comum que a violência nos leve a migrar para apartamentos, onde nossos filhos se sintam mais protegidos e seguros (e a gente também). Contudo, antes mesmo de entrar no condomínio, é necessário que você verifique as regras básicas deste.

Por isso, sugerimos que você solicite uma cópia do Regulamento Interno antes da mudança, para que você leia com calma e verifique as condições das quais deverá cumprir.