Descubra o que é Home Staging e aumente suas chances de vender

Tenha cuidado com a iluminação- Use tons quentes

Por algum acaso, você já ouviu falar em Home Staging? Esse conceito vem crescendo dentro do mercado imobiliário brasileiro cada dia mais. Trata-se de uma técnica que mistura conceitos de marketing, design e psicologia para tornar o seu imóvel muito mais atrativo no momento da compra, fazendo com que ele aumente suas chances de ser vendido rapidamente.

A expectativa, de acordo com um levantamento feito pela National Association of Realtors, nos Estados Unidos, é que ao aplicar essas técnicas de Home Staging, seja possível converter 50% mais rápido, ou seja, você amplia a sua possibilidade de fechar o negócio em 50%.

A especialista Susana Damy afirmou em entrevista para o Estadão, que está técnica é bastante simples e consistem em moldar todo o ambiente físico do imóvel de forma que ele encante, que ele toque o coração do comprador.

“A ideia principal é criar um clima que propicie a compra e venda de forma facilitada e imediata”

A especialista afirma que é necessário a criação de todo um processo focado na decoração, na limpeza e na organização dos objetos. Isso não quer dizer que você irá promover reforma na sua casa, isso é missão de engenheiros e arquitetos. Não se quebra paredes e nem se reforma canto nenhum da casa. Como é uma atividade pouco conhecida ainda, muitas pessoas podem confundir esses conceitos.

No que consiste o Home Staging?

O principal trabalho elaborado no Home Staging é promover mudanças no espaço físico local que você tem à sua disposição. Isso vai dos menores detalhes, como vasos de flores, até detalhes um pouco maiores, que envolveriam, por exemplo, a pintura das paredes e até a troca do piso.

Dá-se vida ao ambiente d forma elegante e aconchegante

Home Staging torna um ambiente normal em acolhedor.

Podemos resumir tudo isso em apenas uma frase: o objetivo, no final, é que você tenha um cenário perfeito que consiga atrair a atenção do comprador logo na primeira vista.

Você pode usar tanto se estiver morando no imóvel ou não…. caso esteja vai ter que dar super atenção à organização, caso não esteja e o apartamento esteja todo vago, vai precisar investir um pouco em alguns móveis, que podem ser usados e ou emprestados!

Home Staging Passo a Passo

O primeiro passo é a visita de um especialista que irá avaliar o seu imóvel, analisando, após algumas sessões e conversas com o proprietário, quais seriam as melhores mudanças para otimizar o espaço e deixar o panorama muito mais atrativo.

Uma das análises é entender as características do imóvel e do público alvo… por exemplo, provavelmente uma casa no campo precisará de um ambiente muito mais acolhedor do que uma casa na praia.

Esse conceito trazido pelo Home Staging é necessário não apenas para que o comprador se sinta confortável, mas também para que ele se atente aos detalhes do imóvel em si, e não dos pertences pessoais que ainda estão na casa, por exemplo.

A ideia é fazer com que o dono da casa passe a ter um olhar de comprador. No primeiro momento, é ele quem entrará na casa e apontará os pontos que mais o incomodam, que, segundo a sua visão, poderiam atrapalhar a venda do mesmo. Por consequência, se atrapalha o foco do morador, também irá atrapalhar o foco do comprador e é ali que começamos a atuar.

Depois que a parte básica foi realizada, passamos então a começar um segundo estágio que é promover a mudança na forma de circulação do ambiente local.

Imagens de antes e depois de um home staging

Imagens de antes e depois de um home staging

O ideal é promover ao comprador a sensação de liberdade, de locomoção livre dentro do espaço e assim, que ele se sinta confortável com a situação.

Não é correto que, ao visitar o imóvel, o comprador tenha que ficar desviando dos móveis, abaixando a cabeça e raciocinando por onde ele deva caminhar.

Por fim, aparecem os detalhes. Por mais que eles sejam deixados por último na questão, ele fazem parte do processo e são considerados a “cereja do bolo”.  Alguns objetos são colocados de forma estratégica em pontos da casa para atrair a atenção do comprador e assim, ao se lembrar do imóvel, consiga ter uma excelente lembrança. 

Ter a opção de deixar cadeiras confortáveis nos ambientes mais agradaveis e acolhedores pode instigar o comprador a sentar e desfrutar desse ambiente… isso sem dúvida gera uma ótima lembrança e ajuda na hora de fechar o negócio.

Por ser uma técnica muito mais difundida nos Estados Unidos e na Europa você provavelmente vai encontrar mais materiais sobre o assunto de fora do Brasil e selecionamos um ótimo vídeo da idealista Portugal sobre o assunto, confira!

O Perfeccionismo na ação

Quando falamos sobre as mudanças no detalhes, estamos dizendo coisas pequenas, desde mudar a cor da toalha nova, até colocar uma almofada com revestimento de pelo no sofá. O objetivo principal é fazer com que o comprador perceba que o ambiente está limpo, confortável e aconchegante logo que entrar nele.

Ao mexer com o Home Staging, algumas regras se tornam essenciais. Regras de psicologia e design são levadas à sério para que consiga aguçar todos os sentidos dos interessados pelo imóvel.

Atenção aos mínimos detalhes é fundamental no home staging

Atenção aos mínimos detalhes é fundamental no home staging

Com tudo planejado nos mínimos detalhes, o objetivo é que o comprador se sinta tão bem recebido lá dentro que sua ação, assim que sair de lá, seria fechar a compra. A ideal é que a pessoa, ao estar dentro da casa, consiga se imaginar morando com conforto lá.

Se a sua casa está em ordem, com a pintura em dia, com tudo no lugar, então o trabalho deverá ser outro. A organização dos móveis e dos objetos acontecerá de tal ponto que vai parecer que ela está sendo fotografada para capa de revista.

Como, hoje em dia, a maior parte dos contatos de compra e venda são feitas pela internet, é de extrema importância que as fotos dispostas do local incite a pessoa a conhecer o mesmo, pessoalmente, causando sempre uma boa impressão. No sistemad e visita virtual do Emcasa, onde o comprador pode explorar o apartamento online como se estivesse nele, essa técnica pode estimular o contato, a visita e também o fechamento de um negócio.

05 Dicas para fazer um Home Staging de sucesso

Sempre se recomenda entrar em contato com um especialista, mas existem alguma técnicas que voê pode usar e servem de exemplo para entender mais como funciona o home staging.

Organização impecável

Em algum momento da sua vida você já se imaginou vivendo numa casa cheia de bagunça, onde é difícil localizar os objetos? Então, o primeiro passo é esse: suma com a bagunça. Mas também não vale esconder dentro do armário. O ideal é realmente assumir o papel de organização e deixar o ambiente do jeito que você sempre desejou.

Se atende (e muito) na organização dos armários

Se atende (e muito) até na organização dos armários

Tem filhos pequenos? Então, trate de guardar todos os brinquedos pequenos no quarto e fazer com que o ambiente fique leve e agradável, principalmente no dia em que o fotógrafo for te visitar. No dia de visita, o cuidado deverá ser redobrado, afinal, ninguém ter uma impressão ruim do imóvel, não é?

Atenção especial aos armários! O comprador poderá querer olhar por dentro para ver como é o espaço e não seria bacana se deparar com panelas caindo sobre a cabeça dele, certo?

Despersonalize o espaço

Quando a gente fala sobre despersonalizar, estamos nos referindo a tirar do local qualquer foto ou objeto de uso familiar e que estejam ao alcance do comprador. Assim, eles conseguem visualizar melhor o seu apartamento ou casa sem ter que desviar de porta-retratos, quadros, pôsteres, etc.

Despersonalize o seu ambiente

Despersonalize o seu ambiente

Sei que pode parecer bobagem, mas a verdade é que os objetos pessoais acabam tirando a atenção do comprador em relação ao imóvel. Tudo isso sem falar que estamos protegendo a privacidade da nossa família.

Use espelhos

Sim, eles quando usados da forma correta, deixam o ambiente muito mais aberto e iluminado, dando a sensação de amplitude e frescor. Podem ser usados, principalmente, na sala de estar e a sensação de amplitudo podem fazer com que o comprador acredite estar comprando “muito mais” pelo mesmo preço.

Cuidado com a iluminação

Este é um fator muito importante! Mesmo que a sua casa seja cheia de cortinas, é essencial deixar as janelas da mesma sempre abertas para que seja possível sentir a iluminação natural que entra no local, mesmo que não haja nada demais. 

luz home staging

Deixa a luz entrar em seu apartamento

Além da iluminação natural, apostar na luz artificial para criar um clima aconchegante e acolhedor é uma boa opção.  Para isso, não use lâmpadas brancas (também conhecidas como lâmpadas frias) porque elas são duras ao olhar e não conseguem exprimir relação de conforto. PRefira, nesse caso, utilizar lâmpadas de coloração amarela (conhecidas como lâmpadas quentes) que deixam o ambiente mais próximo e acolhedor. Colocar um abajur no canto da sala aumenta o espaço disponível que você tem. E, mesmo que seja durante o dia, está liberado ligar as luzes na hora da visitação

Tenha cuidado com a iluminação- Use tons quentes

Tenha cuidado com a iluminação- Use tons quentes

Cheirinho de coisa gostosa no ar

Deixar aquele cheiro de bolo de chocolate espalhado pela casa é uma tática sensacional!  Aproximadamente, 15 minutos antes do comprador entrar na casa, coloque um bolo para assar para que dê tempo do cheiro de espalhar pelo imóvel todo. Assim, quando ele pensar na sua casa na hora de escolher o novo lar, já vai se lembrar de que foi bem acolhido por vocês e isso pode ser um fator decisivo na hora de fechar uma compra. Outro ponto a se considerar é deixar garrafinhas de água e balas ao alcance dos clientes que forem visitar o imóvel, deixando-os confortável com a situação.

Legal, né? Imagine incrementar a sua estratégia de Home Staging com um Tour 3D incrível? Na EmCasa.com todos os nossos clientes ganham um Tour Virtual 3D do apartamento, totalmente grátis. Além de vários outros diferenciais,é claro!

Acesse o nosso site e confira todos os nossos diferenciais para te ajudar a vender o seu imóvel!