05 Pontos turísticos imperdíveis no Rio de Janeiro

Como diria a música popular: o Rio de Janeiro continua lindo! E continua lindo de verdade! Não é à toa que milhares de pessoas se programam todos os anos para poderem tirar suas tão sonhadas férias nesse pedacinho de céu na terra.

Vai para o Rio e não sabe direito por onde começar? Bom, é uma cidade histórica, que contribuiu muito para a construção da nossa sociedade. Para quem não sabe, ela chegou até a ser a capital do nosso país! Assim sendo, que tal conferir cinco pontos turísticos imperdíveis?

Parque das Ruínas

O Parque está localizado no ponto mais alto de Santa Teresa. Já foi um dos points dos famosos mais badalados durante a Belle Époque. Atualmente, o mesmo abriga um grande centro cultural e está sempre aberto à visitação do público. É considerado por muitos cariocas como sendo um dos parques mais bonitos do RJ.

Parque das Ruínas

Parque das Ruínas

Ali mesmo, diretamente das ruínas do antigo palacete que lá havia, você consegue ter uma das vistas mais bonitas da cidade, que passa por lugares como Baía da Guanabara, Pão de Açúcar, sem contar a famosa ponte Rio-Niterói. Lá também tem um Café que costuma oferecer shows ao vivo para seus convidados. O parque fica localizado na Rua Murtinho Nobre, número 169. Você pode chegar lá de ônibus, nas linhas 006, 007 e 014.

Ilha Fiscal

Aqui será uma das maiores oportunidades da sua vida! É possível, ao observar esse monumento, voltar na história do Brasil e se sentir na época do Brasil Império. Ela está localizada bem no meio da Baía de Guanabara e teve um importante marco nos últimos dias do Brasil Império: o lendário baile de 1889, que tinha como convidados nomes importantes da alta sociedade carioca. Depois de seis dias deste baile, foi proclamada a república!

Ilha Fiscal

Ilha Fiscal

Nesta pequenina ilha funciona um museu que conta esse processo de evolução cultural que é de responsabilidade da Marinha do Brasil. A maior parte da construção vem sendo mantida de acordo com a original. Você consegue ir até lá com escunas que saem da Praça XV, também de responsabilidade da Marinha. Se quiser conhecer esse pedaço de história, faça sua reserva no site da Marinha. Os tours acontecem apenas nos finais de semana.

Corcovado e Cristo Redentor

Sei que pode parecer extremamente clichê, mas não tem como vir ao Rio de Janeiro e não passar por esses dois monumentos históricos! O Cristo Redentor é o símbolo maior da cidade carioca. Ele está instalado a 700 metros do Corcovado e permite que você tenha uma vista belíssima e dimensões das terras nacionais e da Mata Atlântica local, que é protegida. Este é um daqueles lugares que a gente vai, conhece e não consegue esquecer nunca mais na vida!

Corcovado e Cristo Redentor

Corcovado e Cristo Redentor

E qual é a melhor forma de você chegar lá em cima? Utilizando o Trem Corcovado (que tem saída das 8h às 19h). Quando chegar lá em cima, fique abismado com tamanha beleza e admire locais como a Baía da Guanabara, o estádio do Maracanã, o Pão de Açúcar e a multidão que todos os dias está aberta a receber o sol e aquela atmosfera maravilhosa da cidade mais bonita do país!

Uma dica: se você quiser curtir a vista, é ideal que chegue cedo. Ele fica localizado na Rua Cosme Velho, número 513 e você pode chegar através dos ônibus das linhas 570 e 583.

Maracanã

Este ponto é um dos mais famosos da cidade maravilhosa (principalmente para aqueles que são apaixonados por futebol, não é verdade?). Estamos falando, nada nada, do maior estádio do mundo! Ele foi, originalmente, construído para conseguir abrigar a Copa do Mundo de 1950. Naquela época, ela conseguiu sediar em grande estilo mais de 200.000 espectadores que foram assistir o campeonato.

Maracanã

Maracanã

Mesmo tendo passado por diversas reformas desde então (a mais recente e maior foi para que o mesmo pudesse sediar a Copa do Mundo de 2014), ele não perde a sua origem e não deixa morrer uma paixão nacional, que é fomentada pela cultura carioca com grandes clássicos do futebol brasileiro. Todos os dias, das 9h às 17h, existem visitas guiadas que te levam para conhecer por detrás dos bancos e do gramado. É uma experiência única, vale a pena conferir!

O Estádio do Maracanã fica localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, portão 2. Bom aproveito!

Escadaria Selarón

É possível que você não entenda o porquê nós listamos essa escadaria. Para um grande número de pessoas, escadas não são nada mais do que um artifício que nós usamos para nos locomover de um lado para o outro, certo? Pode até ser… Mas a Escadaria Selarón é diferente.

Jorge Selarón utilizou os degraus que estavam em frente à sua casa como uma verdadeira obra de arte, como se elas fossem uma tela em branco que o artista pode pintar e bordar. Até a sua morte no ano de 2013, o chileno já tinha dedicado mais de 20 anos usando ladrilhos para decorar sua escada magnífica!

Escadaria Selarón

Escadaria Selarón

E o que poderia resultar tamanho cuidado e zelo? Num visual espetacular e numa parada obrigatória para quem quiser conhecer as origens da cultura carioca! Com uma explosão de cor vermelha e amarela espalhada em mais de 250 degraus diferentes que unem dois bairros – Santa Teresa e Glória- a escadaria é sensacional.

Ela é tão importante para os cariocas e para a história do Rio de Janeiro que ganhou um destaque especial nos vídeos promocionais da Copa do Mundo 2014 e nas Olimpíadas 2016. Dica do dia: se você quiser garantir a foto perfeita, procure ir durante a semana e logo pela manhã. Caso contrário irá se deparar com uma multidão. A escadaria fica localizada na Rua Manuel Carneiro, próximo a Glória.