05 restaurantes para ter uma experiência gastronômica no Rio

Quem acompanhou as Olimpíadas de perto, soube sobre a repercussão que o jornal americano New York Times gerou em relação à gastronomia local, classificando-a como “meh”.

O problema é que este estava muito mais empolgado em falar sobre o biscoito Globo, símbolo da cultura local, do que desbravar os restaurantes que servem pratos típicos e que são verdadeiras descobertas!  Pensando nisso, listamos os cinco restaurantes que vêm sendo reconhecido internacionalmente pela sua gastronomia sofisticada e atendimento excepcional, vale a pena conferir!

Lasai

Mesmo tendo poucos anos de experiência dentro do ramo da culinária, o Lasai já conseguiu acumular muito prestígio. Ele abriu as portas pela primeira vez em 2013, já fora eleito como o 64º numa lista de 100 pela The World’s Best Restaurants.

Esse mérito todo deve ser compartilhado com o chef responsável Rafa Costa e Silva, que adquiriu sua experiência trabalhando no Mugaritz, na Espanha.

Olympe

Este é um dos mais tradicionais restaurantes da cidade! Trazido pela família Troisgros, ele é o restaurante mais fino com uma localização privilegiada. Na Lagoa, o restaurante fora inaugurado em 1984 por Claude Troisgros. De origem francesa, o mesmo criou um renome internacional devido a sua culinária de alto padrão.

Seu pai fora o fundador da “nouvelle cuisine“, um dos movimentos que transformou de forma radical a gastronomia francesa! Listado entre os 100 melhores restaurantes do mundo pela The Restaurant, o Olympe é parada obrigatória para quem quer conhecer um mundo novo e cheio de sabores.

Mee

Por mais que o nome não dê pistas de onde este restaurante fica, garanto que você já deve ter ouvido falar: Copacabana Palace. Ele trás um cardápio asiático dentro de um dos principais hotéis do Rio de Janeiro, com uma atmosfera elegante e clássica.

Na cozinha, quem comanda é o Chef Kazuo Harada e o cardápio do estabelecimento é assinado por Ken Hom, que tem fama internacional por sua famosa fusion cuisine, que consegue unir diversos gêneros alimentícios.

Laguiole

O Laguiole existe na cidade maravilhosa desde 1977 e está no andar superior do MAM- Museu de Arte Moderna. E aqui não tem como errar: além de provar uma comida extremamente saborosa, com o tempero carioca, você ainda consegue observar a beleza natural do Aterro do Flamengo.

É importante falar para que você consiga se programar: diferentes dos demais, o restaurante abre apenas para o almoço e funciona de segunda a sexta-feira.

Oro

Conhecido por todos como O Mago da Cozinha, o Chef do restaurante é Felipe Bronze. Ele é renomado por todo o país após experimentações com a gastronomia molecular, ou seja, ele une a ciência para conseguir trazer novas texturas e sabores para seus temperos e alimentos.

Tapioca e bacalhau à Brás #OroRestaurante #CozinhaBrasileiraDeVanguarda

A post shared by Oro Restaurante (@oro_restaurante) on

No maior auge de sua trajetória, ele anunciou o fechamento do estabelecimento. Mas calma, não parou por aí: ano passado ele resolveu reabrir as portas. A úncia coisa que permaneceu foi o nome. O foco do restaurante é outro: brasa. O fogo, assim como no antepassado, é um fator bastante explorado no mercado culinário por aqui. Deu certo! Tanto é que o estabelecimento recebeu a premiação do Latin America’s 50 Best na categoria de prêmio-revelação.