Truques para limpar 5 tipos diferentes de piso

Tente reproduzir o cenário: você vendeu seu apartamento e acabou de se mudar para a nova casa nova no Rio de Janeiro! Está tudo limpinho, como se fosse novo! Com o passar do tempo, os pisos podem ir escurecendo e então, bate a saudade daquela primeira vez quando pisamos nele. Será que dá pra limpar tudo de novo?

A resposta: dá sim! Piso laminado, cerâmicas, porcelanato, sinteco… Pra tudo dá-se um jeito- inclusive para carpetes, se este for o seu caso.

Limpando ladrilhos, cerâmica e porcelanatos

Na maioria das casas, vamos encontrar este tipo de piso. Eles são, em sua grande maioria, bem fáceis de limpar. Quer uma receita boa e econômica, que vão trazer de volta o brilho para os seus pés? Anota então!

  • 1/4 de vinagre de maça
  • 01 gota de detergente
  • 1/2 litro de água quente

Basta fazer a mistura e aplicar nos pisos. Lembre-se de retirar o excesso com pano. Se você deseja remover sujeira dos rejuntes, por exemplo, indicamos a aquisição de um aparelho de limpeza a vapor. Além dele remover gordura, deixa o rejunte como se fosse novo!

Limpando granitos e mármores

Muito embora tenha se tornado cada dia mais difícil de ser visto, os pisos de granito ou de mármore devem ser tratados com muito carinho! Como sabemos, ambos são de materiais porosos e que acabam absorvendo, mesmo que pouco, os óleos e os líquidos que acabamos despejando sobre eles.

Quer uma receita caseira para te ajudar na limpeza? Anota aí:

  • Use sempre sabão ou detergentes neutros para a limpeza do dia a dia
  • Para renovar o seu brilho, ao invés de encerar, procure utilizar materiais impermeabilizantes e ceras que sejam próprias para este tipo de piso.

ATENÇÃO: não utilize cloro- e nem água sanitária que vá cloro em sua composição.

Limpando Piso laminado ou sinteco

A melhor dica para a limpeza desse tipo de piso é: mantenha a água o mais longe o possível! O ideal para limpar os pisos que citamos acima é um pano levemente umedecido. Como são pisos feitos de madeira, todo o cuidado é pouco!

Água não combina bem com estes tipos de piso

Água não combina bem com estes tipos de piso

Para os laminados, a dica é a mesma: vassoura macia para remover as sujeiras superficiais e pano umedecido para remoção do pó. Não use ceras e nem materiais oleosos. Apenas o pano basta.

Limpando tapetes ou carpetes em casa

Sua casa tem carpete? Ou aqueles tapetes grandes e pesados? Dê adeus para escovas de cerdas e vassouras! Elas podem danificar o seu piso, além de deixá-los com cara de velho. O ideal para a remoção de pó é usar um aspirador de pó.

Para os dias de limpeza mais pesada, faça a seguinte mistura:

  • Detergente neutro diluído em água morna. A quantia é de 10 gostas para um copo de água.
  • Passe a mistura pelo cumprimento do tapete ou do carpete com o auxílio de um pano limpo. É importante que você use pano branco para evitar que a tintura seja transferida para o seu tapete.

São dicas simples e que podem trazer de volta o frescor da sua casa! Ficou com alguma dúvida? Escreva-nos nos comentários!