Botafogo – o bairro das programações culturais

O bairro de Botafogo é uma das áreas mais nobres a compor a zona sul do Rio de Janeiro. É habitado, principalmente, por uma população mais velha e de classe média alta.

Embora seu cenário urbano seja predominantemente ocupados por edifícios altos e modernos, o bairro ainda mantém diversas construções dos séculos XIX e XX, que transmitem um ar nobre da época em que a Corte Portuguesa se estabeleceu na cidade.

Ainda que a praia e a enseada de Botafogo não sejam propícias para banho, a paisagem de tirar o fôlego é uma das mais belas do Rio de Janeiro. Além disso, o bairro oferece muitas outras opções de lazer e entretenimento, como shoppings, casas de show, barzinhos e teatros.

Botafogo

A programação cultural é um dos pontos fortes do local, com atrações a céu aberto, peças de teatros e sessões de cinema ideais para quem está em busca de produções mais alternativas. Botafogo é o lugar perfeito para as pessoas que querem fugir do tédio e, de quebra, apreciar uma linda vista.

Mas atenção, diferentemente dos bairros mais seguros do Rio de Janeiro, Botafogo é um dos bairros com roubos mais frequentes, então tome cuidado!

Breve história do bairro

Durante todo o século XVIII, as terras que hoje formam o bairro de Botafogo eram utilizadas, principalmente, como caminho para os fortes do litoral sul ou para a freguesia Sacopenapã – atual Rodrigo de Freitas -, onde havia um Engenho real desde o século XVI. Em 1702, a área foi dividida em três grandes chácaras: a de Olaria (compreendendo quase a totalidade atual do bairro), a do Outeiro e a de Vigário Geral.

Enseada-Botafogo

Com a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, em 1808, a cidade acaba se beneficiando do crescimento dos serviços, comércios e da própria população. Isso fez com que os mais ricos procurassem áreas mais distantes das regiões centrais, incluindo os nobres da Corte e o corpo diplomático ligado à Coroa.

Já no início do século XIX, a pedido da princesa Carlota Joaquina, esposa de Dom João VI, é construído um palacete para seu uso situado em frente a praia de Botafogo, esquina do caminho novo (atual Marquês de Abrantes).

Quer morar em Botafogo? Conheça opções incríveis de apartamentos! 

Naquela época, somente algumas casas se alinhavam à orla, e a praia era mais recuada. Apenas no início do século XX que sua aparência atual começou a tomar forma. A praia foi remodelada devido ao avanço da faixa de terra em direção ao mar, causado pelo aterros para o alargamento de pistas.

A ligação com o Centro da cidade foi, por muito tempo, realizada predominantemente por embarcações. Com o surgimento dos bondes e outros meios terrestres, o transporte marítimo foi extinto. Hoje, os barcos e veleiros avistados na enseada de Botafogo são utilizados exclusivamente para o lazer.

Botafogo

Antes de 1892, o acesso à Copacabana era só era possível pela subida do Morro de Vila Rica. Naquele ano, abriram, na base do mesmo morro, o Túnel Alaor Prata, popularmente conhecido como Túnel Velho. Já o Túnel Novo, que também proporciona passagem ao bairro vizinho ao desembocar na Avenida Princesa Isabel, foi inaugurado em 1906.

A origem do nome

O nome Botafogo deriva do apelido incorporado ao nome do oficial militar português João Pereira de Sousa, que era um dos artilheiros do galeão São João Batista, da armada de guerra portuguesa. O navio de guerra do século XVI era considerado o mais poderoso do mundo e passou a ser chamado assim justamente pelo seu enorme poder de fogo.

João Pereira de Sousa veio para o Brasil anos depois, e por suas façanhas em batalhas foi presenteado com um grande lote de terras que pertenciam a Francisco Velho, companheiro de Estácio de Sá. Tais terras, então, passaram a ser chamadas de Botafogo por causa do apelido do militar. Antes do século XVI, a enseada era chamada de Francisco Velho.

 

Botafogo

Dois clubes esportivos, que nasceram nas ruas do bairro, também carregaram o seu nome: Club de Regatas Botafogo e o Botafogo Football Club. Anos mais tarde, os dois grupos se uniram e formaram um dos mais tradicionais clubes cariocas, o Botafogo de Futebol e Regatas.

As belezas de Botafogo

O bairro de Botafogo possui uma vista privilegiada. Do calçadão, em frente à enseada formada pela Baía de Guanabara, moradores e turistas podem apreciar os contornos dos morros da Urca e do Pão de Açúcar. Mais a frente, as centenas de barcos atracados no cais do Iate Clube dão um toque especial para a vista deslumbrante.

Botafogo-antigo

De Botafogo, também é possível observar o Corcovado e o Cristo Redentor, assim como o Morro da Viúva – que separa o bairro da praia do Flamengo. Ao sul, há o Morro do Pasmado e, logo após dele está a entrada da Urca, onde antigamente ficava a Praia da Saudade. Em alguns trechos da praia de Botafogo, também pode-se enxergar, embora distantes, o Morro dos Dois Irmãos e a Pedra da Gávea.

Conheça apartamentos incríveis em Botafogo

Porém, a beleza do bairro não fica por conta apenas da paisagem natural. As ruas de Botafogo ainda conservam diversas construções do final do século XIX e início do século XX. São mansões e palacetes que conferem um ar ao bairro, como a casa de Rui Barbosa, que hoje é um museu aberto à visitação.

Opções de cultura e lazer

Museu-Casa de Rui Barbosa

Rui Barbosa foi um jornalista, acadêmico e político do século XX. Entre suas tantas realizações, foi eleito para a Assembleia Legislativa da Corte Imperial, além de ter presidido a Academia Brasileira de Letras após o falecimento de Machado de Assis. Natural da Bahia, se mudou para o Rio de Janeiro em 1879. Em 1895 se mudou para o bairro de Botafogo, onde viveu seus últimos 28 na casa localizada na rua São Clemente.

Centro-Empresarial-Mourisco-Botafogo

Após a sua morte em 1923, a casa ficou aos cuidados do governo do Rio de Janeiro, que a transformou em um museu, preservando as obras do autor e todos os aspectos originais da residência. A biblioteca, as mobílias, os carros e os demais itens de Rui e sua família fazem parte da exibição cujo o acesso é gratuito.

Serviço:

Museu-Casa de Rui Barbosa

Dias e horários: de segunda a sexta, das 10h às 17h30 | Sábado, domingo e feriados: de 14h às 18h.

Endereço: Rua São Clemente, 134 | CEP: 22260-000

Telefone: (21) 3289-4600

Site: <http://www.casaruibarbosa.gov.br>

Solar de Botafogo

O Solar de Botafogo é um centro cultural localizado na rua General Polidoro, 180. O antigo casarão foi adquirido e reformado para ser um teatro. A fachada do estabelecimento foi restaurada mantendo seus aspectos originais, enquanto o interior passou por uma reestruturação completa.

Museu-Casa-de-Rui-Barbosa

Dispondo de uma área de 800 m² e uma capacidade para 180 pessoas distribuída em três níveis – platéia, plateia superior e camarote -, o Solar recebe os mais diversos shows e apresentações teatrais que refletem a filosofia cultural do ambiente. Ainda há no local um segundo espaço cênico reservado para produções menores (com 40 lugares), sala para ensaios e leituras, uma galeria de arte e um café-concerto.

Serviço:

Centro Cultural Solar de Botafogo

Dias e horários: de terça a domingo, das 15h às 21h

Endereço: Rua General Polidoro, 180 | CEP: 22280-003

Telefone: (21) 2543 5411

Site: <http://www.solardebotafogo.com.br/>

Cinemas

Botafogo é um lugar que conta com muitos cinemas espalhados pelo bairro. Com opções de filmes para todos os gostos e públicos, como a Estação NET Botafogo, que transmite desde produções mais artísticas e alternativas até os grandes sucessos do momento. Nas redondezas há, também, o Espaço Itaú de Cinema, a Estação Sesc Botafogo e a rede Cinemark.

Transporte público

Botafogo é considerado por muitos um local de ligação entre o Centro da cidade e a Barra da Tijuca, sempre bastante movimentado por veículos e pessoas. Por causa disso, o bairro costuma ser lembrado pelo trânsito intenso em determinadas partes do dia, principalmente na rua São Clemente.Solar-Botafogo

No entanto, vale lembrar que Botafogo também conta com uma estação de metrô, localizada na rua Nelson Mandela. Inaugurado em 1981, o transporte é o meio mais rápido para quem quer fugir do engarrafamento e ter acesso à Barra, Centro e Tijuca.

Há, ainda, muitas opções de ônibus para quem deseja circular entre a zona sul ou ir para vários cantos da cidade.

Informações e aspectos geográficos

Botafogo possui uma área de 4,8 km² de extensão, que é cercada pela encosta do morro do Corcovado, bem como pelos bairros do Flamengo, Laranjeiras, Humaitá, Urca, Leme e Copacabana. Por ser uma localidade de grande população – cerca de 100 mil habitantes de acordo com o censo de 2010 do IBGE -, Botafogo é repleto de centros comerciais, agências bancárias, teatros, shoppings, consulados, hospitais e escolas.

Estação-Botafogo

As ruas mais valorizadas da região são: todo o entorno formado pelas ruas São Clemente, Voluntários da Pátria, Sorocaba e Guilhermina Guinle – assim como a Rua Eduardo Guinle, Barão de Lucena, Rua Assunção e Marquês de Olinda. Todas as ruas citadas formam a região de maior valor em Botafogo, bastante arborizadas e com perfil residencial, onde os imóveis e serviços são de alto padrão.

Por outro lado, as áreas mais desvalorizadas do bairro se encontram nos entornos da favela Santa Marta e do cemitério São João Batista. Entretanto, muitas construções residenciais vêm sendo realizadas em Botafogo, o que tem trazido boas opções para os locais de menor valor imobiliário.

 

EmCasa Imobiliária do Futuro