Como baixar o preço e negociar um imóvel que deseja comprar?

como negociar um imovel
EmCasa Imobiliária do Futuro

Você encontrou a casa ou o apartamento que quer comprar? Em caso afirmativo, pode estar pronto para fazer uma oferta… Pare agora e leia com atenção este artigo!

Antes de fazer uma proposta, você precisa conhecer algumas dicas para comprar um imóvel perfeito para você. Entre elas, está o processo de como negociar um imóvel e fazer uma compra realmente vantajosa.

Pensando em te ajudar, reunimos nossos especialistas e listamos 7 dicas de como negociar um imóvel.

Essas dicas também são fundamentais se você gostou de uma casa ou apartamento que está um pouco fora de seu orçamento.

Quem sabe com a negociação você consegue encaixá-lo no valor que está disposto a pagar?

7 dicas de como negociar um imóvel e conseguir o melhor preço ao comprar uma casa

Mesmo em épocas de mercado imobiliário aquecido, não é frequente que um vendedor não esteja disposto a negociar a venda do apartamento.

A vontade de vender e o medo de perder uma oportunidade, são fatores que podem fazer o vendedor aceitar ofertas abaixo do valor inicialmente pedido.

Seu corretor de imóveis deve entender seu mercado o suficiente para ajudar a orientar sua oferta inicial. Entretanto, a seguir, estão algumas coisas que você deve considerar.

Observação: Se você é um vendedor e quer saber se negociar um imóvel vale a pena, sugerimos que se direcione para o artigo; “10 dicas para vender o seu imóvel rápido”.

#1 Qual o nível de necessidade e vontade do vendedor

Os vendedores querem vender. Parece óbvia a frase, mas entender isso é o primeiro passo para negociar um apartamento pelo qual você tenha interesse.

Entretanto, mesmo com esse mesmo objetivo central, alguns proprietários têm mais necessidade ou vontade de vender o imóvel rapidamente.

Eles já podem ter feito uma oferta em outra casa, estão se mudando para um emprego em outra cidade ou sua situação pessoal mudou.

É por isso que é uma boa ideia perguntar ao corretor de imóveis que está te assessorando, quão interessado na venda o proprietário está.

Talvez você não receba uma resposta direta, mas não custa nada sondar sobre a situação.

#2 Seja realista com sua oferta

Não adianta fazer uma oferta muito baixa, fora da realidade de mercado.

Além de você não conseguir comprar a casa dos seus sonhos, provavelmente vai insultar o vendedor.

Faça junto com o corretor uma pesquisa dos preços praticados na região, buscando imóveis similares ao seu e analisando, estrategicamente, até onde pode ir, para conseguir um bom negócio tanto para você e como para o proprietário (você tem que pensar no proprietário, porque ele não vai aceitar sua oferta se ela for ruim para ele).

Se a sua pesquisa mostra que a propriedade tem um preço justo, ou o seu corretor lhe disse que é um bom negócio, faça uma oferta com a qual se sinta confortável e que o seu corretor acredite ser razoável.

Se a sua oferta não resultar em uma contraproposta significativa do vendedor, você sabe que pediu demais. Então, tente novamente. Quando o vendedor acreditar que você é capaz de chegar a um preço aceitável, ele estará disposto a negociar o imóvel.

#3 Mostre algum entusiasmo

Os dias de sermos tímidos sobre se você gosta da casa ou não, acabaram.

Se envolver mais abertamente com os proprietários que estão vendendo a casa dos seus sonhos, contando um pouco da sua história pessoal durante os encontros que tiverem, pode ser um passo rumo a negociação de sucesso.

Conhecer um pouco sobre você vai ajudar o vendedor a decidir entre várias ofertas.

Não seja tímido e enquanto negociar um imóvel, mostre ao vendedor que você realmente gostou do local e que ele é perfeito para seus planos.

Tem um bebê a caminho?

Fale sobre como você pode ver seu bebê dando seus primeiros passos neste corredor.

Recém-casado?

Descreva como vão começar a sua vida juntos aqui.

Tem família por perto?

Faça questão de descrever as alegres reuniões de família em seu belo quintal.

Mas não se esqueça que esta é apenas uma etapa de como negociar um imóvel. Não confie apenas na sua simpatia. Garanta uma oferta justa e esteja pronto para ela ser aceita ou não.

#4 Controle suas emoções e seja racional

Sim, você quer que o comprador saiba o quanto você ama a casa deles, mas não quer ser superado pelas emoções.

Você fez sua lição de casa.

Sabe quais são os valores iniciais na área em que está pesquisando e sabe quanto pode gastar em casa. Por isso, não se deixe levar por um preço acima da sua zona de conforto.

Se você escolheu bem a imobiliária que irá te auxiliar, você está seguro.

#5 Defina a data de expiração da sua proposta

Quando você fizer sua oferta, haverá um espaço para colocar o período de validade da proposta.

Faça isso em um período curto, por exemplo, 48 horas. Uma validade muito longa apenas convida a ofertas concorrentes, o que é exatamente o que você não quer.

#6 Seja criativo e negocie além do preço da casa

Se o proprietário que está vendendo o imóvel parecer muito inflexível em relação ao valor de venda da casa, em vez de pedir a ele para abaixar o preço, solicite certas concessões, como:

  • realização de reparos necessários;
  • melhorias no espaço;
  • contribuição com os custos da documentação de compra e venda, e mais.

Leia também: Custos, Taxas e Impostos Que Vão Além do Valor de Compra do Imóvel

#3 Esteja pronto para seguir em frente

Se você não conseguir negociar o apartamento a ponto do vendedor aceitar sua oferta, não se preocupe. Existem muitas casas à venda.

A verdade é que não conseguir a primeira que você queria pode ser uma bênção disfarçada.

Concluindo

A oferta ou proposta de compra deve ser feita por escrito e assinada. Posteriormente, é enviada ao proprietário que está vendendo a casa ou apartamento. Ela indica o valor que você deseja oferecer pela propriedade em questão.

Se você estiver trabalhando com uma imobiliária séria, os corretores associados, normalmente te apresentarão um modelo já pré desenvolvido para sua oferta.

Com a intermediação de uma imobiliária e de um corretor profissional você tem garantia de segurança ao realizar um negócio, transparência, agilidade na preparação da documentação, entre outras vantagens.

Você só precisará preencher com seus dados, incluir o valor proposto e assinar. O corretor encaminhará para o proprietário.

Se o vendedor aceitar sua oferta de compra, ela se tornará um contrato e você estará no caminho certo para comprar o apartamento ou casa.

Se depois dessas dicas de como negociar um imóvel você ficou animado a fazer uma proposta ou a procurar um novo imóvel, você pode contar com a EmCasa.

Somos uma imobiliária digital que oferece um tour 3D exclusivo pelos imóveis em oferta, para te ajudar a escolher o lugar perfeito para morar, sem precisar sair de casa.

Nossa equipe também cuida de toda a parte burocrática, como contratos e documentação, bem como dá suporte para o financiamento do seu imóvel e retirada de FGTS.

Entre em contato e torne sua forma de comprar imóvel mais fácil e segura.

Dica para vender imóvelPowered by Rock Convert
EmCasa Imobiliária do Futuro