Decorações Criativas para Apartamentos Pequenos

O investimento em apartamentos pequenos e lofts tem se tornado uma opção cada vez mais viável e procurada devido à supervalorização do metro quadrado. Optar por espaços menores também nos motiva a priorizar outros fatores, como a localização do imóvel, por exemplo. Dessa forma, é possível morar bem ainda que em um espaço reduzido.

Devido às limitações de uma moradia pequena, se faz necessário recorrer a algumas artimanhas para otimizar o espaço. A decoração e o design de interiores podem ser grandes aliados nessa missão! Confira a seguir algumas dicas que irão fazer toda a diferença na hora de organizar o seu cantinho.

Que tal uma cozinha planejada?

Optar por uma cozinha com móveis planejados pode contribuir muito com a otimização do espaço do seu apartamento. Ao ser projetado para aproveitar cada centímetro de um cômodo, esse tipo de móvel pode fazer toda a diferença. Em alguns casos cozinha, sala de jantar e até estar podem ser integradas. 

Cozinha Planejada

Cozinha Planejada

Fuja da tentação de escolher balcões e mesas grandes. Na maioria das vezes uma mesa pequena e um balcão ao lado da pia são o suficiente para atender às suas necessidades.

Ainda que seja uma opção um pouco mais cara, o mesmo vale para os outros cômodos também: sempre que puder, dê preferência por um móvel planejado. Você irá economizar espaço e garantir a organização da sua casa. Ao comprar um móvel, reflita se é possível escolher uma opção de tamanho menor, para assim economizar o máximo de espaço possível.  

Opte por portas de correr

As portas tradicionais são responsáveis por inutilizar alguns espaços, como é o caso de corredores e paredes, por exemplo.

Em construções de médio e grande porte geralmente não percebemos isso, já que na maioria das vezes há espaço sobrando. Em apartamentos pequenos, no entanto, esse espaço desperdiçado pode fazer toda a diferença.

Outras opções além da porta de correr

Outras opções além da porta de correr

Por isso, sempre que possível dê preferência para as portas de correr. O mesmo vale para as portas de armários e guarda-roupas.

Invista na iluminação

Um ambiente com iluminação precária pode aparentar ser ainda menor do que é. No casos de cômodos afortunados com luz natural, mantenha janelas abertas e use e abuse da claridade.

Se algum cômodo do seu apartamento não recebe a luz do sol, capriche na instalação de um sistema de iluminação artificial. Além de contribuir com a amplitude do lugar, uma boa iluminação colabora também com a leveza do ambiente.

É bom lembrar que as luzes brancas proporcionam melhor iluminação do que as amarelas, que, por sua vez, podem ser utilizadas em varandas, salas de TV e demais ambientes reservados para momentos de conforto e aconchego.

Aposte em espelhos e cores claras

Além de acrescentar um charme à decoração, os espelhos também são grandes aliados em casos nos quais há a necessidade de ampliar espaços. Você pode investir em uma parede inteira com espelho, por exemplo, ou então posicioná-lo em lugares estratégicos, como na porta do guarda-roupa ou atrás da mesa de jantar. Assim você economiza espaço e garante uma decoração cheia de estilo.

As cores claras já há algum tempo são um ótimo recurso para criar a sensação de amplitude dos cômodos, principalmente se localizadas próximo às janelas. Isso porque elas rebatem a luz natural, gerando a impressão de aumento do tamanho dos cômodos.

Espelhos em apartamentos

Espelhos em apartamentos

Você pode optar por paredes com tonalidades pastéis, por exemplo, que são uma grande tendência atual. Móveis claros também fazem a diferença nessa hora, uma vez que os de cores escuras chamam mais a atenção e podem favorecer a sensação de aperto no ambiente.

Mas isso não quer dizer que as cores escuras ou vibrantes devem ser banidas de vez do seu apartamento. Você pode investir em detalhes, como uma parede em um tom mais forte, ou almofadas de cores chamativas. Conciliando cores e tons você irá deixar a sua casa ainda mais charmosa.

Use as paredes

As paredes são espaços muitas vezes negligenciados, mas que podem ser muito úteis. Elas são a melhor alternativa para a decoração no caso de ambientes pequenos.

Invista em paredes!

Invista em paredes!

Faça uma seleção bacana de quadros, pôsteres e demais itens de decoração penduráveis para acrescentar estilo e originalidade ao seu lar, tomando o cuidado de harmonizar esses itens. Próximo à porta de entrada você pode acrescentar ganchos para chaves, bolsas, casacos e chapéus, evitando, assim, o acúmulo de bagunça pelo apartamento.  

Dê preferência por móveis versáteis

A demanda pela otimização de espaços é tão grande que a própria indústria de móveis e eletrodomésticos já se preparou para isso. Esse tipo de mobília pode ser um truque de mestre, já que um único móvel desempenha a função de dois.

móveis versáteis

móveis versáteis

Há cada vez mais opções de móveis com múltiplas funções: camas box, sofás-camas, mesas e bancos com baú, torneiras com filtro embutido, fornos que também funcionam como microondas, mesas que se transformam em estantes, entre outros. São infinitas as possibilidades!

Atenção também ao local escolhido para posicionar os móveis da sua casa, para que não comprometam a circulação ou causem qualquer sensação de desequilíbrio e desconforto no ambiente.

Deixe o piso livre

Opte por armários suspensos, prateleiras e estantes. Além de armazenar seus pertences e utensílios, também ajudam a economizar espaço. Mantenha no alto o máximo de objetos e móveis possíveis para contribuir com a área de circulação do seu apartamento.

Outra sugestão é escolher um painel ao invés de usar um rack na sala de TV. Modernidade, minimalismo e otimização do espaço de uma só vez.

Ao invés de estantes e aparadores, que tal dar preferência para nichos e prateleiras?! Móveis como mesinhas laterais e de centro também podem ser descartados sem causar grandes prejuízos à funcionalidade do cômodo.

Menos é MAIS!

Essa é a verdade universal quando o assunto é decoração. Na dúvida, opte por ambientes e itens de decoração simples e minimalistas.

Prefira uma decoração mais minimalista

Prefira uma decoração mais minimalista

Em apartamentos pequenos, o ideal é manter o mínimo possível de peças decorativas expostas. Evite misturar texturas e estilos diferentes na decoração para não correr o risco de causar desequilíbrio no ambiente. A tendência atual é ter uma casa charmosa e clean!

Com essas dicas fica mais fácil decorar a sua casa do seu jeito, equilibrando praticidade, estilo e conforto. Gostou das nossas dicas e inspirações? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião.