Guia para comprar um apartamento na praia

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Apartamento na praia: imagem da orla da praia de Copacabana em um fim de tarde no Rio de Janeiro

Comprar um apartamento na praia é o sonho de muita gente. O mar proporciona diversos benefícios para o bem-estar e a saúde, tanto para quem se aventura em suas águas quanto para quem quer apenas aproveitar o sol ou apreciar a paisagem e o clima de descanso.

Antes de comprar um imóvel na praia, porém, é preciso levar em conta vários pontos, principalmente o seu objetivo em relação a compra do imóvel: nesse tipo de aquisição, você deve avaliar se o imóvel será usado para a sua própria moradia e lazer ou como um investimento em aluguel por temporada.

Vale lembrar: para escolher o apartamento na praia ideal, não é preciso esperar o verão chegar. A compra de um imóvel é um processo que passa por diversas etapas e exige a análise de muitos fatores.

Quem quiser usufruir do espaço na próxima temporada, seja com a sua família ou investindo, pode começar a busca agora mesmo.

O que saber antes de comprar um apartamento na praia 

Não importa se o imóvel é para morar com a sua família, aproveitar as férias perto do mar ou para alugar: antes de comprar, você precisa ficar atento a vários detalhes. O tamanho do apartamento, a sua estrutura e localização são alguns dos fatores que devem ser levados em conta. Para facilitar a sua escolha, anote as dicas que resumimos a seguir.

Se o objetivo for investir em locação, lembre-se que:

Se o imóvel for comprado para uso próprio: 

Como você viu, as dicas para escolher um apartamento na praia que atenda às suas necessidades referem-se a duas qualidades básicas do imóvel: a estrutura e a localização. Então vamos conhecer melhor esse pontos.

Estrutura e tamanho do apartamento na praia

Um tamanho adequado é condição essencial para que um imóvel ofereça conforto aos seus ocupantes. Não basta conferir a metragem ou a quantidade de quartos e banheiros: é preciso que os cômodos tenham sido divididos de forma a preservar a privacidade e facilitar o convívio entre as pessoas.

Se o objetivo é comprar um apartamento na praia para uso próprio, lembre-se que o endereço privilegiado será um convite para amigos e familiares passarem parte das férias em sua residência. Portanto, é preciso planejar o espaço para receber as visitas durante as estações mais frequentadas do ano.

Para que todos possam conviver em harmonia, calcule com calma a quantidade de quartos, banheiros e lavabos necessária. Uma boa varanda com vista para o mar também é garantia de períodos agradáveis para relaxar e valorizar a experiência do convívio. Já a quantidade maior de vagas na garagem pode ser um diferencial na hora de receber os seus convidados sem sufoco procurando por vagas na rua.

Veja também o que o condomínio tem a oferecer aos visitantes. Tem piscinas, bar, sala de jogos e academia? Procure saber se há regras que limitam a presença de pessoas nessas áreas comuns e se a portaria está preparada para recebê-las.

Nas compras para investir em aluguel por temporada, o tamanho do imóvel também é um dos principais critérios a serem considerados.

Comece pesquisando o perfil dos grupos que alugam imóveis na região do apartamento. Espaços menores podem servir tranquilamente a grupos pequenos, mas tornam-se um problema quando a quantidade de pessoas excede a capacidade do local. Poucos quartos e banheiros podem transformar a temporada em uma experiência desagradável. Já os imóveis maiores, por outro lado, são mais caros e exigem mais recursos para limpeza e manutenção. 

Lembre-se que os grupos que alugam por temporada esperam que o compartilhamento do espaço seja uma grande experiência. Por isto, é importante que o imóvel possua áreas comuns, como varandas e área gourmet, para incentivar a socialização. Veja também se há vagas na garagem, um atrativo para viajantes.

Além do imóvel, é preciso conferir as condições do condomínio, que deve oferecer segurança e facilidades durante a temporada. Os elevadores separados para banhistas, por exemplo, evitam encontros que podem ser desgastantes para os residentes, portanto é algo essencial para esse tipo de investimento.

Apartamento na praia: imagem de um condomínio litorâneo com diversas sacadas e paisagismo com palmeiras

Cidade e localização do apartamento

Em geral, quanto mais perto da praia, mais valorizado é o imóvel. Em muitas cidades, a disputa por estes espaços é tão grande que quem for comprar deve avaliar a possibilidade de adquirir um apartamento em uma quadra um pouco mais afastada do mar.

Na compra de imóveis para uso próprio, a relação custo-benefício deve guiar o negócio. Apartamentos em ruas mais distantes do mar costumam ter preços mais acessíveis, tornando-se uma opção a ser considerada.

Compra para locação: avalie os destaques do imóvel

Para quem quer comprar imóvel para investir, um imóvel muito afastado do mar pode não ser a melhor escolha, já que a proximidade da praia costuma pesar bastante na escolha de quem aluga por temporada.

Além de conferir a vista que o apartamento oferece, não se esqueça de observar os arredores. No dia a dia, as pessoas precisarão de mercados, farmácias, padarias e, claro, opções de lazer além da praia, especialmente no período noturno.

Veja também como os atrativos do imóvel serão destacados nos anúncios após a compra do imóvel. Se a localização é o forte do apartamento, esta qualidade vai sobressair para viajantes que buscam a praticidade de passar as férias perto da praia. Se, por outro lado, o que se destaca é o tamanho do imóvel, o investimento poderá ser voltado para grandes grupos.

Agora que você já sabe o que precisa observar na hora de comprar um apartamento na praia, conheça algumas cidades incríveis para você viver, desfrutar as férias ou investir em locação por temporada.

Apartamento na praia: imagem de uma varanda de apartamento com vista para a praia e o mar ao fundo

Lugares para comprar um apartamento na praia

Na EmCasa você encontra diversos apartamentos em cidades com praia que têm forte apelo turístico e vida urbana e cultural agitada.

Para quem procura um apartamento no Rio de Janeiro, por exemplo, não faltam opções. A cidade conta com diversas praias banhadas pela Baía de Guanabara, como Flamengo, Botafogo e Urca, além das praias de mar aberto, como as de Copacabana e Ipanema, famosas no mundo inteiro.

Ao lado da capital fluminense, há oportunidades para quem quer comprar um apartamento em Niterói. Assim como no Rio, há praias localizadas na Guanabara, como as da Boa Viagem e de Icaraí, e praias oceânicas, como Itaipu e Itacoatiara, cenário de competições esportivas internacionais.

Já no litoral de São Paulo, é possível encontrar uma cidade famosa por suas praias largas e de água calma. Para comprar um apartamento à venda em Santos, basta acompanhar as diversas oportunidades da EmCasa com apartamentos ao longo dos quase oito quilômetros da orla da cidade.

Se o seu plano é viver ou investir no Nordeste, não deixe de conhecer os apartamentos à venda em Maceió. A capital de Alagoas guarda algumas das mais belas praias do Brasil, como Ipioca, Costa Brava e Cruz das Almas. 

Com a EmCasa você encontra o seu apartamento na praia

Gostou dessas dicas? Então entre em contato com os Especialistas Imobiliários da EmCasa, que estão prontos para te ajudar a encontrar o apartamento ideal de acordo com seus objetivos. Além disso, você pode acessar o site da EmCasa e navegar por muitas opções de apartamentos em cidades do litoral brasileiro.

Aproveite também para conhecer o nosso blog, um espaço para você saber ainda mais sobre todo o processo de compra de um imóvel e realizar com tranquilidade o seu desejo de ter um apartamento na praia.

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis