10 Dicas para Comprar Um Imóvel Perfeito para Você

Realizar a compra de um novo imóvel pode ser uma tarefa complexa, que demanda sagacidade e uma boa visão de negócios por parte do comprador.

Há diversos pontos que podem ser analisados durante o processo de compra, e que podem facilitar a sua escolha e decisão. Confira-os a seguir e assegure-se de comprar um imóvel perfeito para você!

Defina o tipo de imóvel que deseja comprar

Primeiro, é preciso estabelecer os seus objetivos: você pretende comprar um imóvel comercial ou residencial? Prédio ou casa? Dentro de condomínio ou não? As respostas a essas perguntas já te ajudarão a nortear melhor a sua busca por propriedades, além de também economizar o seu tempo.

Estabeleça um orçamento

Definir o valor máximo que você está disposto a investir nessa compra deve ser um dos primeiros passos, pois irá influenciar em todos os outros. Ter esse valor em mente é fundamental, pois isso interfere diretamente no tamanho e localização da propriedade, entre outros aspectos.

Coloque na ponta do lápis quanto do seu orçamento pode ser direcionado para essa compra, e se você está disposto a arcar com possíveis reparos, se for o caso. Segundo especialistas, o ideal é comprometer no máximo 30% do seu rendimento familiar com dívidas, incluindo a prestação da compra do imóvel.

Confira a localização

A localização de um imóvel interfere diretamente no seu valor. Residências em áreas nobres ou prédios comerciais em áreas centrais costumam ser mais caros, por exemplo, como já é de se esperar. Mas há outros aspectos que podem valorizar a localização de uma construção.

evite bairros perigosos

evite bairros perigosos, conheça os mais seguros do rio.

Imóveis próximos à aeroportos, estradas e estações de metrô podem ser uma grande vantagem, principalmente no caso de áreas comerciais. Isso porque os meios de transporte são muito procurados devido ao grande fluxo de pessoas. Por outro lado, se forem muito próximos ao imóvel podem causar alguns transtornos, como poluição sonora e congestionamentos.

Regiões com parques e demais tipos de áreas verdes também são muito procuradas, e são ideais para famílias com crianças ou para quem gosta de praticar esportes, como caminhadas, por exemplo. Essas áreas, além de incentivarem a prática de atividades ao ar livre, também ajudam a melhorar a qualidade do ar devido à arborização.

Considere a praticidade de condomínios fechados

Se no bairro escolhido não houver parques ou áreas para atividades ao ar livre conforme citado no tópico anterior, não tem problema. Você pode considerar a possibilidade de escolher um imóvel dentro de um condomínio, que geralmente disponibilizam piscinas, quadras, academias e playgrounds. Essa diversidade de ambientes busca oferecer melhor satisfação para toda a família.

Escolha seu local de moradia

Escolha seu local de moradia

Além da praticidade, os condomínios fechados oferecem maior segurança também, um ponto importante a ser considerado com relação ao bairro escolhido.

Atenção às construções antigas

Construções antigas têm seus prós e seus contras. Apartamentos antigos, por exemplo, costumam ser mais espaçosos, com janelas largas, que favorecem a ventilação e iluminação.

No entanto, é preciso ter muita atenção! Verifique as questões estruturais do imóvel, como fiação, encanamento, etc., para evitar quaisquer dores de cabeça futuras. Ninguém quer se mudar para um imóvel recém-comprado e de cara já se deparar com a necessidade de realizar reparos e reformas, não é?!

Além disso, construções antigas podem pecar também com relação à acessibilidade. Confira os elevadores, rampas de acesso, escadas e demais áreas de circulação, e verifique se contam com corrimões. Isso pode fazer toda a diferença no caso de moradores idosos ou com deficiência física.

Cheque iluminação, ventilação e vista

Conforme citado anteriormente, esses também são alguns aspectos importantes para os quais vale à pena atentar na hora de tomar uma decisão de compra.

O ideal é dar preferência para construções que recebam luminosidade na parte da manhã. Dessa forma, não ficam muito quentes e não geram desconforto durante os meses de verão. Você pode visitá-lo em horários diferentes para checar a iluminação.  

Há também a questão da vista. Imóveis com vistas limpas, sem prédios à frente, geralmente são até 10% mais caros. Certifique-se de que não há nenhum terreno baldio próximo com potencial para se tornar uma construção futura, que além de comprometer sua vista, pode causar transtorno devido às obras.

Conheça os vizinhos

É fundamental saber como funciona a rotina da região onde fica o seu imóvel, e como são as pessoas que habitam aquele prédio ou vizinhança.

Verifique a questão da vida noturna na região, se há bares ou clubes de festas. Se você estiver procurando por um local pacato e reservado, bairros agitados durante a noite podem vir a comprometer sua tranquilidade.

Investigue o histórico do imóvel

Para obter mais confiança na hora de realizar uma compra, é indicado que você faça algumas pesquisas para evitar ser pego de surpresa mais adiante.

Pesquise sobre a construtora responsável pelo imóvel que você está interessado e confira no cartório de imóveis e na prefeitura da cidade se ele está regularizado e com toda a documentação em dia.

Uma dica válida é tentar entrar em contato com o antigo morador para saber o motivo para ele ter se mudado do local. Se possível, converse a respeito com os vizinhos do imóvel, e, no caso de prédios e condomínios, com o porteiro também.

Visite mais de um imóvel

Pode acontecer de você se apaixonar à primeira vista pelo primeiro imóvel que você visitar, mas não se deixe impressionar. Muitas vezes, na expectativa e pressa de fazer um grande investimento, acabamos deixando passar detalhes importantes, que devem ser levados em consideração.

Visite o imóvel

Visite o imóvel

Por isso, o ideal é que você esteja disposto a visitar mais de um imóvel, até mesmo para fins de comparação dos aspectos considerados (valor, localização, tamanho, etc.). Também é importante visitar mais de uma vez o mesmo imóvel, para certificar-se de conhecer todos os seus pontos positivos e negativos.

Esteja disposto a negociar

Viu um anúncio do qual gostou, mas o proprietário quer receber o pagamento à vista? Ou gostou do imóvel, porém o valor está um pouco fora do seu orçamento? Não desanime. Essas questões podem ser negociáveis.

Muitas vezes é possível conseguir um negócio melhor (um preço mais baixo ou condições de pagamento mais acessíveis) ao tentar conversar com o corretor ou o proprietário do imóvel. É importante que sejam feitas contrapropostas antes de fechar o negócio.

Esperamos que nossas dicas te ajudem a encontrar o imóvel dos seus sonhos. Se houver alguma dúvida, entre em contato conosco para podermos te ajudar.