10 dicas para decorar a sua varanda

Para quem gosta de espaços externos, a varanda pode ser um dos lugares preferidos da casa ou do apartamento. Geralmente são ambientes aconchegantes e especiais, que devem favorecer momentos de relaxamento e descontração, seja para ler um livro ou para receber os amigos.

Por isso é fundamental que a sua varanda seja um lugar convidativo, seja ela espaçosa ou pequena. A decoração de ambientes pode te ajudar com isso, o que pode ser mais fácil do que você imagina.

Não sabe por onde começar? Confira a seguir as nossas dicas para inovar na decoração da sua varanda com um toque especial.

1 – Funcionalidade da varanda

Uma varanda pode ter diversos usos e finalidades. Você pode optar por transformar o espaço em uma varanda gourmet, ou adaptá-lo para que se torne um lugar de meditação e relaxamento, por exemplo. O objetivo que você tem em mente irá direcionar o planejamento e a decoração da sua varanda, e é claro que isso irá depender também do espaço que você tem disponível.

Se você tem uma varanda grande e prefere optar por transformá-la em um espaço gourmet, o ideal é trabalhar o espaço de maneira a acrescentar itens de cozinha, mesa, assentos e até churrasqueira, se esse for o caso. Se você pretende cozinhar na varanda, procure priorizar também a facilidade e praticidade da higienização do local.

Já no caso de uma varanda pequena, você pode decorá-la de forma a favorecer o relaxamento e até mesmo um cantinho especial para leitura. Procure investir em redes e almofadas para deixar o ambiente mais aconchegante. Se houver espaço suficiente, você pode até mesmo preparar um cantinho para cultivar um pequeno jardim.

Outra decisão que irá facilitar a sua decoração é definir o estilo do ambiente. Rústico ou sustentável, por exemplo, entre diversas outras opções. A sua escolha nesse aspecto irá ajudar a nortear os itens que irão decorar o espaço, bem como o material dos mesmos.

Leia também:

2 – Móveis próprios para áreas externas

Como a maioria das varandas é exposta à luz solar, vento e chuva, o ideal é optar por mobílias feitas especialmente para áreas externas, com materiais resistentes à umidade e mudanças climáticas e fáceis de limpar, com tecidos impermeáveis e que não precisem de manutenções constantes.  

Outra dica muito valiosa para a escolha dos móveis que irão compor a varanda é dar preferência para os planejados, que são feitos sob medida. Dessa maneira cada espaço do ambiente será aproveitado da melhor maneira, sem desperdício ou prejuízo.

Caso opte por encomendar móveis planejados, tenha as medidas do espaço em mente, e esteja disposto a abrir mão dos itens que forem dispensáveis. Apesar de terem um custo mais elevado, esse investimento vale muito à pena se você quiser ter uma varanda especial e charmosa que atenda às suas necessidades e o conforto de sua família.

3 – Clima de jardim

Você gosta de cultivar plantas? Caso sim, esse item irá te agradar bastante!

Muitas pessoas acabam tendo dificuldade de cultivar um jardim em espaços limitados, como geralmente é o caso das varandas. Mas essa tarefa não precisa ser algo tão difícil assim. Vamos te dar algumas dicas de como simplificar isso.

Se a sua varanda for pequena, você pode optar por montar um jardim vertical. Também conhecido como parede verde, se trata de uma intervenção paisagística a ser implementada em paredes externas, principalmente de edifícios.

Utilize Jardim Vertical
Utilize Jardim Vertical

Hoje em dia é bem fácil encontrar painéis feitos especificamente para jardins verticais, com espaços para pendurar ou posicionar pequenos vasos ou jardineiras. Essa é uma opção excelente para otimizar o espaço da parede, ao mesmo tempo em que irá deixar a sua varanda ainda mais bonita e apaixonante.

Se você gosta de praticar artesanato, pode inclusive pôr suas habilidades em prática ao optar por fazer você mesma a estrutura para o seu jardim a partir de um pallet ou de um estrado de cama.

Jardim feito com pallets
Jardim feito com pallets

Há outras alternativas a serem exploradas no caso de varandas mais espaçosas. Você pode compô-la com vasos de diferentes tamanhos e alturas, por exemplo, o que irá contribuir com a fluidez visual do espaço sem comprometer a paisagem e a incidência da luz do sol. Essa ideia tem tudo para deixar a sua varanda fascinante!

Na hora de escolher as plantas que irá cultivar, leve em consideração o tamanho, a resistência e as necessidades específicas de cada uma, como sol, água e manutenção. Se você gosta de cozinhar, pode inclusive optar por manter uma pequena horta com ervas e temperos de sua preferência.

4 – Otimização do espaço

A distribuição do ambiente deve ser feita de maneira planejada, com foco nos objetivos estabelecidos de acordo com a dica do primeiro item da nossa lista. Em uma varanda gourmet, por exemplo, a mesa de refeição deverá ser disposta próxima à churrasqueira. Essa questão é quase intuitiva, pois leva a praticidade em consideração.

Seja sua varanda pequena ou grande, evite sobrecarregar o espaço com objetos demais, que podem dificultar a circulação e deixar o ambiente pesado.

Uma boa precaução nesse caso é medir o local antes de realizar a compra de qualquer móvel, e pré-definir como você gostaria que fosse a disposição do espaço da sua varanda. Assim fica mais fácil obter itens específicos que irão atender a sua necessidade sem comprometer o ambiente. O que nos leva ao próximo item…

Leia também: 07 Motivos para morar no Rio de Janeiro

5 – Mobílias multifuncionais e versáteis

Nada melhor para otimizar o espaço do que priorizar mobílias multifuncionais. Um banquinho pode ser um assento extra, um apoio lateral ou até mesmo em uma mesinha de centro com a ajuda de uma bandeja. O mesmo vale para um pufe.

Outra opção estratégica são mesas e cadeiras dobráveis, que podem ser montadas quando você receber convidados, por exemplo, e guardadas novamente após a visita em ganchos na parede.

Invista em móveis multifuncionais
Invista em móveis multifuncionais

Procure sempre priorizar móveis com tamanhos compactos ou dobráveis, principalmente se a sua varanda tiver tamanho limitado.

6 – Conforto em primeiro lugar

Seja para receber os amigos para um jantar ou para relaxar após um longo dia de trabalho, o conforto deve ser a sua maior prioridade ao decorar e planejar uma varanda, já que se trata de um espaço especial que te possibilita maior contato com o ar livre.

A rede é um dos itens mais encontrados em varandas, mas você pode também optar por espreguiçadeiras, pufes, futons ou apenas algumas almofadas. Se for o caso você pode também acrescentar um deck de madeira, que contribuirá com a elegância do ambiente.

Se o seu estilo for mais despojado e moderno, você pode ousar na escolha das cores dos objetos, criando um ambiente descolado e bem-humorado.

7 – Itens decorativos

Se você tem paredes disponíveis a serem exploradas em sua varanda, opte por completá-las com peças visuais, que irão valorizar o ambiente.

Quadros e posters podem complementar a decoração de uma maneira única e deixar a sua varanda com a sua personalidade. Nichos podem ser colocados para que você complete o espaço com demais itens decorativos, como vasinhos de planta, velas aromáticas ou estatuetas.

Utilize-cada espaço para promover conforto
Utilize-cada espaço para promover conforto

Em uma varanda gourmet, por exemplo, você pode escolher uma decoração mais voltada ao tema da alimentação e da bebida, escolhendo itens que favoreçam a receptividade aos convidados e, consequentemente, um ambiente mais descontraído.

8 – Extensão do living

Algumas construções permitem que esse tipo de alteração seja feita, integrando o living com a varanda. Essa é uma ótima ideia para ampliar a área de circulação do seu apartamento. Essa é uma tendência que tem sido bastante apreciada nos últimos anos, e funciona tanto para as varandas modernas e espaçosas quanto para as menores e com espaço mais restrito.

Nesse caso, você pode optar por decorar a sua varanda como de fato uma extensão da sala de estar ou do quarto, ou então como um espaço externo realmente, com a diferenciação dos materiais, revestimentos e objetos escolhidos.

Gostou da ideia? Então procure manter a coerência estética na decoração desses espaços em conformidade com os ambientes internos adjacentes. Escolha o mesmo estilo de móveis, por exemplo, ou uma paleta de cores que permita a variação dos tons em ambos os espaços. Priorize o bom gosto e sua varanda estendida tem tudo para se tornar o lugar preferido da casa.

9 – Aproveitamento das paredes

Como já dito anteriormente, as paredes podem ser excelentes aliadas para ajudar a otimizar o ambiente da sua varanda. Seja ao complementar a personalidade visual do espaço ou para acomodar mobílias dobráveis, as paredes devem ser usadas de maneira estratégica e planejada.

Procure explorá-las de maneira a seguir o mesmo estilo decorativo do restante da sua casa. Você pode optar, por exemplo, por azulejos coloridos que casem com a paleta de cores do restante da decoração, o que irá conferir muito charme e estilo.

Brinque com as cores: nas paredes e nos móveis
Brinque com as cores: nas paredes e nos móveis

Se você gosta de um estilo mais rústico, pode também apostar em revestimentos de madeira, que são uma boa escolha para tornar o espaço mais aconchegante.

10 – Espaços livres

Otimizar o espaço e decorar ambientes de maneira estratégica também significa saber manter espaços livres. Isso é importante pois evita que o ambiente fique demasiado carregado. Opte por nichos ao invés de prateleiras, por exemplo.

Além disso, é preciso que existam espaços para a livre circulação no local, para evitar que se esbarre nos móveis ou itens decorativos, o que demonstraria falta de planejamento e organização. Móveis em excesso também podem causar a sensação de “entulhamento”, e é claro que você não quer que a sua varanda se pareça com um depósito, não é mesmo?!

Opte por uma varanda que conte apenas com os móveis e itens necessários. Dessa forma, você não corre o risco de errar na disposição dos mesmos.

E então, gostou das nossas dicas? Conte para nós nos comentários qual delas foi a sua preferida, e como você irá colocá-la em prática na sua varanda.

EmCasa Imobiliária do Futuro