10 Dicas Espertas para Você Financiar Seu Imóvel

Se ver livre do aluguel e enfim conseguir comprar sua casa própria é um sonho de milhares de brasileiros. Os financiamentos têm sido cada vez mais procurados nesses casos, afinal de contas oferecem opções facilitadas de pagamento para quem não quer ou não pode realizar a compra à vista.

Vai financiar a compra da sua casa própria? Então você não pode deixar de conferir nossas dicas especiais para facilitar esse processo. Confira a seguir!

Planejamento é o primeiro passo

Deixe a ansiedade e a pressa de lado, e foque em passar por cada etapa da compra do seu imóvel com calma e paciência. Nossa primeira dica diz respeito ao planejamento, que é fundamental para quem irá fazer um investimento a longo prazo.

Sem planejamento e estratégia você faz qualquer negócio

É de extrema importância que você se planeje antes de fechar um contrato. Faça pesquisas em instituições financeiras de financiamentos e avalie as diferentes opções ao seu dispor. Qual delas está mais acessível de acordo com a sua renda?

Condições de financiamento, prazos, taxas de juros… todos esses fatores devem ser avaliados antes de se decidir. É preciso escolher o tipo de empreendimento ideal de acordo com o seu orçamento.

Mantenha a documentação em ordem e poupe seu tempo

A documentação necessária para solicitar um financiamento pode ser providenciada antes de você solicitá-lo, uma vez que há muitos documentos em comum solicitados pelas instituições financeiras nesses casos.

Informe-se a respeito dos documentos necessários e mantenha-os organizados, sempre em mãos. Otimizar seu tempo pode ser crucial para agilizar a aprovação do seu financiamento.

Esteja em dia com as instituições de crédito

Apesar de existirem alguns programas (como o Minha Casa Minha Vida, por exemplo) que possibilitem o crédito para pessoas negativadas, o ideal é manter seus pagamentos em dia para não dificultar esse processo.

A maioria das instituições tendem a exigir o nome limpo na hora de liberar o financiamento diante de um investimento a longo prazo, como a compra de um imóvel. Caso você esteja negativado, procure regularizar a sua situação antes de tentar realizar o financiamento.

Escolha o financiamento adequado para o seu perfil

Atualmente, há diversas linhas de crédito imobiliário no Brasil. Esse é o principal caminho para quem quer conquistar a casa própria e não tem a possibilidade de realizar o pagamento à vista.

O programa federal Minha Casa Minha Vida é um dos mais procurados nesse quesito, uma vez que até mesmo pessoas com pouca renda conseguem obter o financiamento através dele.

Há também a possibilidade de realizar o processo direto com uma construtora ou mesmo com o seu banco.

Faça o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo se trata de um programa oferecido pela Serasa Experian, e que pode facilitar bastante o processo para você conseguir o seu financiamento.

Ao realizar o cadastro e manter as suas contas pagas em dia, esse programa permite que os bancos e demais empresas de crédito saibam disso. Isso pode te ajudar muito na hora de conseguir empréstimos com menores juros, por exemplo.

Faça simulações através dos simuladores de crédito

Algumas instituições já disponibilizam simuladores de crédito online, que te ajudam a ter uma melhor noção de como serão os pagamentos do seu financiamento a partir da sua renda.

Faça uma simulação para saber o valor da parcela

Realizar essa simulação é muito importante para ter uma boa noção acerca dos valores das prestações do pagamento. A partir dela, você já pode saber se a prestação em questão cabe no seu orçamento mensal.

Atenção aos convênios

Diversas instituições financeiras possuem parcerias do tipo convênio com empresas públicas e privadas. É interessante que você verifique se a empresa que você trabalha possui alguma parceria desse tipo com agentes de crédito.

Isso pode te ajudar a conseguir a aprovação do financiamento, além de também possibilitar condições diferenciadas de pagamento, como maiores prazos ou juros reduzidos, por exemplo.

Tenha conta no banco em questão

Se você tem a pretensão de realizar um financiamento através da Caixa Econômica Federal, por exemplo, irá te ajudar bastante ter uma conta em uma agência da Caixa. Isso porque através dessa conta você poderá comprovar a sua renda, o que nos leva à próxima dica.

Movimente sua conta

Não basta abrir uma conta no banco em que você deseja solicitar o financiamento e não movimentá-la.

Se for possível, opte por receber os seus salários por meio dessa conta. Isso irá te ajudar a comprovar sua renda na hora de procurar por financiamento.

Utilize o FGTS

Se durante o seu tempo de serviço você contribui ou já contribuiu com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por pelo menos três anos, você tem a possibilidade de utilizar seu saldo acumulado para realizar a compra do seu imóvel.

Utilize seu FGTS

Se o saldo estiver em uma conta inativa, não tem problema! Ele pode ser usado ainda assim. A única questão é que para conseguir utilizar o FGTS há alguns critérios a serem cumpridos, como, por exemplo: o imóvel a ser comprado precisa estar localizado na mesma cidade que você mora ou exerce seu trabalho.

Viu só?! Conseguir um financiamento não precisa necessariamente ser um processo tão complexo quanto se imagina. Seguindo as nossas dicas, acreditamos que você terá muito mais eficácia, praticidade e rapidez ao solicitar o seu financiamento.

Tem alguma dica extra para nos sugerir? Deixe nos comentários!