5 Dicas para Vender Imóvel Rápido Sem Baixar Demais o Preço

Utilize seu FGTS

Devido a grande burocracia aliada ao processo de compra e venda de imóveis, é comum se pensar que trata-se de um processo demorado e complexo. Somada a isso está a questão da competitividade do mercado imobiliário, que muitas vezes dificulta a efetivação da venda de uma propriedade.

A venda de imóveis usados caiu 21,36% na cidade de São Paulo no ano de 2015. Essas são informações do Creci-SP (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis). Diante desse contexto, muitos proprietários se deparam com o dilema de ter que abaixar o valor de venda do seu imóvel para conseguir concluir o negócio.  

Mas nem sempre precisa ser assim. Há algumas decisões estratégicas que podem otimizar essa transação, tornando-a mais rápida e prática. A ideia é economizar o seu tempo sem abrir brechas para que você tome prejuízos.

Quer saber como vender o seu imóvel de maneira rápida sem precisar baixar o seu preço? Essas 5 dicas super eficazes irão fazer toda a diferença durante o processo. Confira em nosso texto a seguir!   

Faça os ajustes e reparos necessários

Esse é o primeiro passo para atrair potenciais compradores. Quer agilizar esse processo? Lembre-se que a primeira impressão pode fazer toda a diferença para o seu cliente!  

Se o seu imóvel for usado e antigo, provavelmente precisará que alguns reparos essenciais sejam feitos. Esses ajustes podem ser fundamentais para que você consiga cobrar o valor adequado pelo seu imóvel. Conserte tudo o que for possível para evitar que esses aspectos desvalorizem a sua propriedade e atrapalhem a sua venda.

Faça reformas necessárias

Faça reformas necessárias

Conserte portas, janelas, fechaduras, telhas e torneiras, verifique a situação da fiação e do encanamento da construção e, se possível, pinte os muros e paredes.

Mas atenção! Certifique-se de concluir todos os reparos e ajustes necessários antes de colocar o seu imóvel à venda. Do contrário, receber pessoas interessadas em comprá-lo quando ainda estiver em processo de reforma pode dificultar ainda mais esse processo. Uma casa com cara de nova tem muito mais chances de ser vendida rapidamente do que uma casa com aspecto desgastado.

Mantenha a documentação em dia

Conforme citado no início desse artigo, a burocracia pode ser um dos seus maiores inimigos no momento da venda de uma propriedade. Por isso essa dica é fundamental: tente se ver livre da burocracia o quanto antes.

Resolva assim que possível todas as questões relacionadas com a papelada referente ao seu imóvel, para que isso não venha a se tornar um obstáculo mais adiante.

O ideal é que os principais documentos para realizar a venda (tais como escritura do imóvel e contratos) estejam atualizados e acessíveis. Mantenha todos esses documentos organizados em uma pasta, se possível. Isso irá otimizar o seu tempo e deixá-lo livre para se preocupar com outras questões importantes, como a propaganda, por exemplo, que é a nossa próxima dica.

Invista em anúncios online

No mercado imobiliário, ser visto é fundamental! Um erro comum quando se quer vender um imóvel é investir única e exclusivamente em uma placa instalada na parte da frente da propriedade, informando que está à venda. Isso limita muito as suas chances e dificilmente será o suficiente para que você consiga fazer um bom negócio. A ideia aqui é ampliar as suas possibilidades!

O ideal é espalhar o anúncio da sua propriedade o máximo possível, e a maneira mais acessível de alcançar um grande número de pessoas é através de anúncios online. Procure fazer anúncios criativos e chamativos, com características e vantagens que façam o seu imóvel se destacar em relação aos outros.

Crie anúncios completos, com o máximo de informações possível acerca da sua propriedade. Isso facilita bastante a comunicação com as pessoas interessadas em comprá-lo, o que também ajudará a otimizar o seu tempo.

Você pode fazer essa publicidade de duas formas: através das redes sociais, ou por meio de plataformas online específicas para essa finalidade.

Por fim, certifique-se de incluir fotos atraentes, que chamem a atenção de possíveis clientes. Inclua fotos da fachada e de detalhes que possam encantar o comprador, e use a luz natural para tirar fotos mais bonitas e que valorizem o seu anúncio. O visual nesse caso pode contribuir grandemente para atrair um comprador.

Cobre um valor adequado

Ao vender algum bem, a última coisa que queremos é ter qualquer tipo de prejuízo financeiro, não é mesmo?! É por isso você está lendo esse texto, afinal de contas: para conseguir vender o seu imóvel sem precisar baixar o valor do mesmo.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental que você estipule um valor adequado para a venda da sua propriedade. Faça pesquisas na região em questão por imóveis semelhantes ao seu que estejam à venda. Assim você terá uma boa noção do valor de mercado apropriado para o seu bairro, evitando que seja necessário realizar qualquer reajuste no valor cobrado inicialmente. Estipular um preço que esteja na média do mercado é fundamental para realizar uma venda rápida.

Procure um corretor de imóveis

Por fim, mas não menos importante, cogite a possibilidade de recorrer a um profissional da área para te ajudar nesse momento crucial. Além de te ajudar a vender seu imóvel de maneira mais rápida, o corretor pode te orientar também com relação à precificação do seu imóvel e quanto aos trâmites necessários durante a venda.

Procure um corretor de imóveis

Procure um corretor de imóveis

É claro que nesse caso seria necessário abrir mão de uma porcentagem da venda em prol da comissão do corretor, mas a facilidade que isso irá te proporcionar pode valer à pena em um contexto tão decisivo.

Seguindo esse conjunto de estratégias, fica muito mais fácil realizar a sua venda de maneira rápida sem correr o risco de ter quaisquer prejuízos. O que achou das nossas dicas? Elas te ajudaram a esclarecer que caminho seguir nesse momento tão importante? Conseguimos facilitar a sua venda? Compartilhe com a gente nos comentários como foi ou está sendo a sua experiência!