Você sabe até que idade pode financiar imóvel? Respostas para essas e outras dúvidas

ate que idade pode financiar imovel
EmCasa Imobiliária do Futuro

Você já se perguntou: até que idade pode financiar imóvel?

O mercado imobiliário não para e diversas são as linhas de créditos para compra do imóvel de seus sonhos. Na hora de procurar linhas de créditos para financiar seu imóvel você irá encontrar diversas opções de bancos e regras.

Com a qualidade e a expectativa de vida das pessoas aumentando, é natural que as pessoas também estejam procurando por financiamentos imobiliário depois de suas aposentadorias. Portanto até que idade pode financiar imóvel?

Até que idade pode financiar imóvel?

Recentemente o limite de idade para financiamento de imóveis passou de 75 anos para 80 anos e 6 meses em bancos como Caixa Econômica Federal, Itaú Uniclass, Banco do Brasil e Bradesco.

Tenha em mente que esse limite se refere a soma da idade ao prazo de financiamento. Ou seja, se você está com 60 anos, pode realizar um empréstimo de até 20 anos (e alguns meses). Porém não é possível, ainda, que alguém com essa idade faça um financiamento de 30 anos.

E qual a idade máxima para financiar um imóvel pela caixa?

Como vimos, para a Caixa Econômica Federal o limite também é de 80 anos. Nestes casos é importante que você vá até a agência de seu banco e procure conversar com seu gerente sobre possíveis vantagens pelo tempo que você é cliente de seu banco.

Além de saber até que idade pode financiar imóvel você também deve estar atento as exigências das instituições financeiras. Entre outras coisas é preciso, por exemplo:

  • comprovar ter a renda mínima mensal equivalente ao valor que deseja solicitar de empréstimo;
  • não apresentar qualquer problema de crédito ou restrição; ou seja, é necessário estar em dia com as contas, ou seja, não possuir nome negativado no Serasa ou SPC;
  • conseguir um valor de prestação que não seja maior que 30% da sua renda familiar mensal bruta;
  • possuir capacidade civil e de pagamento, bem como atender a exigências específicas da instituição que desejar solicitar o financiamento.

Algumas pessoas não sabem, entretanto, também existe uma idade mínima para financiar um imóvel.

Até que idade pode financiar imóvel: o custo é maior?

Sim. Agora que você sabe até que idade pode financiar imóvel, saiba que o custo do financiamento fica maior graças ao Seguro Obrigatório.

O Seguro Obrigatório, como o próprio nome diz, está condicionado a todas as idades e todos os financiamentos imobiliários.

O valor do Seguro Obrigatório para uma pessoa com 65 anos pode representar até um quarto do valor da prestação enquanto, por exemplo, este mesmo seguro não chega a 5% a um mutuário de 32 anos.

O motivo é que pessoas mais idosas, em tese, tem uma expectativa de vida menor, fazendo com que o risco das seguradoras em quitar o financiamento, aumente muito.

Outro fator é que as empresas de seguros não podem recusar a cobertura destes financiamentos sendo inclusive obrigatório que o contrato tenha o mesmo prazo de vigência do empréstimo.

Leia também: O que se deve saber antes de comprar um imóvel

Até que idade pode financiar imóvel: como fica o financiamento em caso de falecimento

Os financiamentos habitacionais são regidos pela Lei n° 9.514/97, que é aplicável a todas as entidades do sistema financeiro habitacional. A Lei prevê a obrigatoriedade da contratação de seguros contra os riscos de morte e invalidez permanente.

O que significa que todas as contratações de financiamentos habitacionais incluem um seguro que irá cobrir total ou parcialmente o saldo devedor de seu financiamento, em casos de morte ou invalidez permanente do(s) devedor(es).

No caso de imóvel financiado por mais de uma pessoa, o seguro apenas dará quitação do montante representado pelo falecido. Por exemplo: um casal que financiou um apartamento e a renda do marido representava 40% e da mulher 60%. No caso da morte do marido, o seguro irá quitar apenas 40% da dívida. Portanto o seguro apenas cobre o montante do segurado falecido.

Até que idade pode financiar imóvel: Posso incluir uma pessoa com idade mínima?

Você já deve ter se perguntado qual a idade máxima para financiar um imóvel pela Caixa em um financiamento conjunto com uma pessoa de 18 anos. Saiba que não vai mudar nada.

Nesse caso o que importa é qual a idade máxima para financiar um imóvel. Quando duas pessoas se unem em um financiamento, a pessoa de maior idade é quem segura o teto do financiamento.

Portanto até que idade pode financiar imóvel e fazer um bom negócio?

Agora que você viu todas as regras e limites, a resposta de até que idade pode financiar imóvel só cabe a você! Converse com o gerente de seu banco e procure também outras instituições para que você possa fazer comparativos dos valores. Sem esquecer de comparar os custos das seguradoras que neste caso irão fazer toda a diferença.

Para você que atende a idade máxima para financiar um imóvel e está considerando optar por essa forma de comprar seu imóvel, indicamos que leia o artigo; “10 Dicas Espertas para Você Financiar Seu Imóvel”.

Outra alternativa para solicitar empréstimos é usando o FGTS na negociação. Para isso é importante que você tenha acesso a regras para uso do FGTS.

Para saber exatamente quais são suas opções na hora de comprar um imóvel, indicamos que busque por uma consultoria especializada. A EmCasa é uma imobiliária digital feita para simplificar a compra e venda de imóveis. Faça um Tour Virtual pelos imóveis em nosso site sem sair de casa!

EmCasa Imobiliária do Futuro