Guia de bairros: Vila Romana, São Paulo

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Vila Romana

A Vila Romana é um bairro muito desejado pelos paulistanos, principalmente pela quantidade de comércios e serviços essenciais e de qualidade, mas também pela ótima localização. O bairro tem características residenciais, possuindo muitas ruas tranquilas e arborizadas. 

História

No final da década de 1950, a Vila Romana era um bairro que começou a ser povoado pelo desenvolvimento do bairro da Lapa. Assim como o bairro vizinho, a Vila Romana teve como primeiros moradores, os imigrantes de origem italiana e seus descendentes. Sendo assim, o bairro possui muita influência dessa cultura, como por exemplo, os nomes das ruas, que levam nomes de imperadores e deuses romanos. 

Ao longo do tempo, o bairro vem passando por uma forte transição, dos pequenos sobrados, oficinas e algumas fábricas para edifícios de médio e alto padrão, além de bares e restaurantes. 

Custo

A Vila Romana é uma região de classe média que possui muitas casas e apartamentos. O bairro tem crescido muito e se tornado um local bastante desejado pelos paulistanos. Por conta desse processo de crescimento e verticalização, o preço do metro quadrado tem subido ao longo dos anos. Hoje, o preço do metro quadrado está por volta de R$ 9.000,00. 

 Locomoção

A Vila Romana é um bairro localizado na Zona Oeste da cidade de São Paulo e faz parte do distrito da Lapa. O bairro fica ao lado dos seguintes bairros: Lapa, Pompéia, Sumaré e Água Branca.

O bairro conta com diversas linhas de ônibus e oferece fácil acesso à estação de metrô Vila Madalena e para a linha Diamante da CPTM. As avenidas Pompéia e Nossa Senhora da Lapa ligam o bairro a outras partes da cidade.

Cultura e Lazer

A Vila Romana está muito próxima ao Sesc Pompéia, e ao Estádio de futebol Allianz Parque. Outra opção de fácil acesso é o Shopping Bourbon, onde se encontram uma série de lojas, restaurantes, cinema e o Teatro Bradesco. Atualmente, o local cultural mais conhecido é o Teatro Cacilda Becker, localizado na Rua Tito, inaugurado em 1988 e reinaugurado em 2009. 

Apesar de pizzarias e restaurantes italianos serem a sua maioria, o bairro apresenta diversas opções gastronômicas como a Dona Felicidade, tradicionalíssimo bar e restaurante de influência portuguesa e o Soteropolitano Restaurante com sua gastronomia baiana em um espaço modesto e aconchegante.

Saúde e Educação

No quesito educação, o bairro não deixa a desejar. Há diversas opções para todas as idades. De berçários à universidades renomadas nas proximidades, como a PUC-SP, Colégio Módulo e Colégio Saberes. 

A Vila Romana também está rodeada pelos principais hospitais públicos e privados da região, como o Hospital Metropolitano da Lapa, Hospital Geral Vila Penteado, Hospital Central Sorocabana e Ultramed.

Morar na Vila Romana é a oportunidade perfeita para quem deseja a tranquilidade de uma cidade de interior, sem precisar atravessar a cidade para obter acesso à lazer, gastronomia, educação e serviços diversos. A Vila Romana é hoje um bairro muito desejado, seja por conta da ótima localização ou pela quantidade de comércios e serviços de qualidade que o bairro oferece. Pronto para morar na região? Conheça os imóveis disponíveis em nosso site!

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis