Bairro Pinheiros: qualidade de vida, lazer e as facilidades do bairro mais antigo de SP

EmCasa Imobiliária do Futuro

Considerado por muitos historiadores o bairro mais velho de São Paulo, o bairro Pinheiros é realmente encantador. A região mistura a vida noturna agitada, com bares, restaurantes e cafés badalados, com rua de casas, vilas e galerias de arte. Difícil é não querer morar em Pinheiros.

Um pouco da história do bairro de Pinheiros

A história do bairro de Pinheiros SP teve origem no ainda no século XVI, com a chegada dos índios à região. As tribos, que antes viviam em Piratininga, tiveram que deixar suas terras no ano de 1562 após um forte ataque dos portugueses a São Paulo. Seu caminho estabelecimento foi até ao que hoje se chama Largo da Batata.

bairro pinheiros

O nome do bairro tem duas explicações comuns. A história mais contada é a de que havia na região, na qual hoje se encontra o bairro, uma grande quantidade de pinheiros nativos. Realmente, em 1584, a Câmara baixou um decreto que previa multa de 500 réis para quem cortasse alguma árvore do bosque.

Uma segunda versão da orJá a outra versão atribui está relacionada à forma como os indígenas chamavam o rio (agora Rio Pinheiros): Pi-iêrê, cujo significado é “derramado” devido às suas cheias.

Pinheiros então teria nascido a partir da forma errada de pronunciar Pi-iêrê.

Voltando a falar do rio Pinheiros, o fato é que, assim como aconteceu com diversas outras regiões desenvolvidas do Brasil, o rio foi o principal responsável pelo desenvolvimento do bairro.

Depois de muitas cheias do rio e destruição de dezenas de pontes, em 1865 foi realizada a construção da ponte metálica.

Em 1921 a Hípica Paulista chegou ao bairro Pinheiros, onde ficou até 1939, quando foi transferida, desta vez, para o Brooklin.

Durante os 18 anos da Hípica no bairro Pinheiros, os majestosos concursos hípicos, torneios internacionais e festas, abrilhantaram Pinheiros e o colocaram no centro da movimentação da elite paulista.

Ainda na década de XX, a região recebeu centenas de imigrantes italianos e japoneses, que novamente, estavam em busca de uma beirada da margem do rio.

Provas de nado e regatas náuticas completavam o cenário bucólico da região.

A obra de canalização do rio tiveram início no final dos anos 20 e terminaram apenas 30 anos depois.

Foi a partir de 1930 que a região começou a ampliar e expandir sua população, muito impulsionada pelo crescimento de São Paulo como um todo.

O objetivo de quem chegava até o bairro era aproveitar o amplo comércio criado na região.

Outros fatos da história do bairro de Pinheiros:

  • 10 de Agosto de 1910 foi inaugurado o “Mercado dos Caipiras”;
  • uma das grandes razões para o desenvolvimento comercial do bairro foi a abertura ali da Cooperativa Agrícola de Cotia;
  • desde as primeiras décadas do século XX o bairro passou a ser atendido uma grande frota de ônibus, abrangendo quase todos os pontos da cidade;
  • primeiro bairro a receber iluminação de gás de mercúrio.

Onde fica Pinheiros e o que fazer na região?

O bairro Pinheiros SP está a sudoeste da cidade, nas margens e ao longo do Rio Pinheiros.

Em suas proximidades encontram-se os bairros:

  • Jardim Paulistano;
  • Vila Madalena;
  • Alto de Pinheiros;
  • Cidade Jardim;
  • Butantã.

A seguir, fizemos uma lista com o que fazer em Pinheiros. Um mix de cultura, gastronomia, diversão e tranquilidade.

1. Museu da Casa Brasileira

Falando em cultura, você pode visitar dois lugares incríveis, que transbordam arte, ambos situados na Avenida Faria Lima: o Instituto Tomie Ohtake e Museu da Casa Brasileira. Ambos recebem mostras, principalmente de design a arquitetura.

O Museu da Casa Brasileira ainda promove o Prêmio Design MCB e o projeto Casas do Brasil, no qual resgata e preserva a memória da moradia no Brasil.

bairro pinheiros

Fonte: Site Museu da Casa Brasileira

Você também encontra outros espaços dedicados à arte como:

  • Fortes Vilaça;
  • Galeria Choque Cultural;
  • Central Galeria.

2. Bares e Restaurantes

São Paulo é um paraíso para os apreciadores da boa comida e boa bebida, e o bairro Pinheiros é uma síntese da capital paulista.

Com restaurantes de comida brasileira, japonesa, italiana, tailandesa, e por aí vai, você pode escolher qualquer um dos grandes bares e restaurantes de suas ruas e se deliciar.

Dicas de bares, restaurantes e bistrôs:

  • Arturito;
  • Saj;
  • Maní;
  • Casa Café;
  • Flâner;
  • Brewdog Bar;
  • Cervejaria Nacional;
  • Empório Alto dos Pinheiros;
  • Pirajá;
  • Le Jazz;
  • Brado e muitos outros.

bairro pinheiros

3. Atrações ao ar livre

Um bairro lindo e com muitas atrações para a família se reunir e passear por uma tarde inteira.

No bairro Pinheiros você pode andar de bicicleta Ciclovia da Marginal Pinheiros, fazer um piquenique na Praça do Pôr do Sol e, claro, curtir o Parque Villa-Lobos, com sua extensa área verde.

bairro pinheiros

Fonte: Imagem Jornal São Paulo Zona Sul

Como você pode ver, a região do bairro Pinheiros possui uma extensa opção do que fazer, e essa lista foi apenas um começo. Mesmo que você ainda não tenha decidido se vai ou não se mudar para a região, o local merece uma, ou várias, visitas a passeio. Você irá se divertir, seja qual for seu objetivo.

Além de lazer, o bairro também oferece serviços diversos como faculdades em Pinheiros, escolas, supermercados, e serviços de transporte.

Leia mais em:

Talvez você já esteja desconfiado que o bairro Pinheiros é uma das melhores opções para morar em São Paulo. A verdade é que ele reúne tudo o que uma família precisa!

Quer comprar um apartamento em Pinheiros ou pelo menos conhecer algumas opções? A EmCasa é uma imobiliária digital feita para simplificar a compra e venda de imóveis. Faça um Tour Virtual pelos imóveis em nosso site sem sair de casa!

EmCasa Imobiliária do Futuro