Bairro da Pompeia em São Paulo: tudo que você pode encontrar

EmCasa Imobiliária do Futuro

O bairro da Pompeia em São Paulo fica na Zona Oeste da cidade e é um dos bairros nobres da capital com diversas atrações de lazer, instituições de ensino, rede de transporte integrada, saúde de ponta e muito mais.

Está procurando um lugar para chamar de seu na maior capital do país? Então, você vai adorar conhecer a história do bairro Pompeia SP e tudo o que tem de legal por lá atualmente!

Tudo sobre o bairro da Pompeia em SP

História da Pompeia

O trabalho marca a história do início do bairro que se desenvolveu graças às indústrias que se instalaram na região.

Na década de 1910, um novo loteamento dividiu as chácaras em um bairro. O dono da Companhia Urbana e Predial, Rodolpho Miranda, em homenagem a esposa Aretusa Pompéia, batizou o novo bairro como o nome de Vila Pompéia.

Com o crescimento industrial da região, imigrantes italianos, portugueses, espanhóis e húngaros adquiriram lotes para morar perto das fábricas onde trabalhavam como operários.

Algumas das empresas que mais empregaram nessa época foram o complexo das Indústrias Matarazzo e a Companhia Melhoramentos.

bairro-vila-pompeia-antigamente-Industrias-MatarazzoIndústrias Matarazzo no início dos anos 1920 (Créditos Fotos Link).

A região também cresceu com a chegada dos padres Camilianos e a fundação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário da Pompéia em 1922.

A ordem de padres fundou um pequeno centro de saúde em 1930 que mais tarde se tornaria o Hospital e Maternidade São Camilo, referência em saúde na capital nos dias atuais.

Hoje, nas redondezas de onde fica a Pompeia, estão localizados também os bairros de Perdizes e da Lapa, com fácil acesso à vias como a Av. Paulista e a Marginal Tietê.

Transporte urbano e mobilidade

O bairro Pompeia tem uma localização estratégica e, por isso, oferece diversas opções de transporte para os moradores.

Quem reside por lá têm acesso fácil a pontos de ônibus nas principais vias da região, como a Av. Marquês de São Vicente, a Av. Francisco Matarazzo e, principalmente, a Av. Pompeia.

E para quem prefere o transporte por trem, o bairro também conta com estações da CPTM próximas, além de linhas do Metrô e do terminal de ônibus da Barra Funda, sendo a melhor opção de deslocamento para outros lugares da cidade.

Educação

Além da mobilidade, outro benefício do bairro da Pompeia para os moradores, principalmente aqueles com filhos em idade escolar são as instituições de ensino da região, referência em qualidade de educação.

Algumas escolas localizadas na Pompeia são o Sagrado Coração de Jesus, o Colégio Emece e a E. E. Professora Zuleika de Barros Martins Ferreira. E no ensino superior, o Centro Universitário São Camilo, localizado no coração do bairro, é referência para estudos universitários no campo da saúde e educação.

Saúde

Como citamos acima, o Hospital São Camilo é uma das grandes referências em saúde em São Paulo e fica no bairro da Pompeia.

Outro centro referência na região é a Intermédica Sistema de Saúde, além de várias unidades de drogarias 24h para atender qualquer eventualidade.

Comércio e Lazer

O bairro da Pompeia em SP não fica devendo em nada quando o assunto é compras e lazer.

Uma das principais referências do bairro é o Shopping Bourbon com uma praça de alimentação com 1.200 lugares, 210 lojas e salas de cinema e livrarias.

Na área do shopping, os moradores contam ainda com uma unidade do Hipermercado Záffari e o Teatro Bradesco, com espaço para cerca de 1.500 lugares.

Outra atração da Pompeia, na zona oeste, é o estádio Allianz Parque, arena multiuso do time de futebol do Palmeiras. Além dos jogos, o estádio é palco de show e eventos de diversos segmentos.

Outra opção para compras é o Pompeia Nobre com uma ampla rede de lojas, alimentação, cinema e teatro, o Plínio Marcos.

E quem curte atividades práticas culturais, principalmente as que envolvem a arte circense podem frequentar o Circo dos Sonhos e a Academia Brasileira de Circo, que ministram aulas e espetáculos para crianças e adultos.

O samba também teve espaço no bairro da Pompeia. Por muitos anos, até 2011, a sede da escola Águia de Ouro foi localizada na região.

E por fim, o SESC Pompeia é o grande centro de atividades culturais e de lazer da região com cursos e atividades programadas de diferentes temas e assuntos.

sesc-pompeia-spFachada do SESC Pompeia | Foto: Antônio Marin.

O espaço foi aberto em 1982 e foi arquitetado pela italiana Lina No Bardi no mesmo local da antiga fábrica de tambores do bairro.

O SESC é disponibilizado para sócio e não-sócios e tem restaurantes, cafés e choperia, biblioteca, sala de recreação, terminais de internet, piscinas, sala de ginástica, vestiários, teatro. Além disso há uma oficina de arte e um galpão cultural multiuso, que recebe exposições.

Comida e diversão

Para curtir dias de sol no bairro da Pompeia em SP, uma boa pedida é o Pé pra Fora, localizado perto da a Praça da Nascente (Homero Silva). E os vegetarianos e simpatizantes pode fazer suas refeições no bufê do restaurante Alcaparra.

Para os casais que buscam um espaço mais aconchegante a dois, o restaurante Dita Cabrita é uma ótima opção para um jantar romântico nos fins de semana.

Para lanches mais informais, a Dona Deôla tem um farto buffet e é um dos spots preferidos dos moradores da Pompeia.

E em um bairro com descendentes de imigrante italianos não poderia faltar uma boa pizzaria. O Galpão da Pizza é o lugar para saborear pizzas desde as mais tradicionais a outras mais exóticas como a que leva linguiça de javali e alho-poró.

Mas nem só de comida vive o bairro da Pompeia. A região é berço de várias bandas de rock nacional como Os Mutantes, Tutti Frutti e Made in Brazil.

E quem gosta de sair para ouvir música boa neste estilo, o destino certo é o Garage Estudio Bar, um spot de ensaios e pequenas apresentações. E para variar o ponto de encontro com a galera, o Milo Garage também tem suas noites especiais com muito hip-hop e rock.

milo-garage-pompeia-spFoto: Divulgação.

Gostou de conhecer mais sobre o bairro da Pompeia em São Paulo? A região é bastante estratégica e oferece ótimas opções para ter uma rotina de vida bastante tranquila.

Quer comprar um apartamento? A EmCasa é uma imobiliária digital feita para simplificar a compra e venda de imóveis. Faça um tour virtual pelos imóveis em nosso site sem sair de casa!

EmCasa Imobiliária do Futuro