Como organizar, planejar e se preparar para uma mudança | LISTA

como-organizar-mudanca
EmCasa Imobiliária do Futuro

Parabéns pela casa nova!

Agora você só precisa descobrir como vai embalar e transportar tudo sem quebrar nenhum copo, lâmpada frágil ou as suas costas. Ainda bem que montamos esta lista com sete dicas de como organizar uma mudança que tornará essa tarefa muito mais simples.

Como sabemos que essas dicas tornarão sua mudança mais fácil?

Fazer malabarismos com várias tarefas ao mesmo tempo não é fácil. No entanto, com o know-how organizacional correto, isso pode ser feito.

Embora nem todos nós (leia-se: a maioria de nós) nasce com uma mentalidade de organizador profissional, isso não significa que não podemos alcançar a meta de ser um bom organizador.

Para aprender todas as dicas e os recursos sobre como organizar uma mudança, continue lendo!

[LISTA] 7 dicas de como organizar uma mudança

1. Livre-se de tudo

Ok, talvez não tudo, mas quanto mais itens desnecessários você eliminar de sua casa, menos coisas você terá que arrumar, atravessar a cidade, descarregar e organizar na mudança de casa.

Os organizadores profissionais recomendam que você limpe toda a desordem da sua casa assim que souber que vai se mudar.

Seja implacável com suas coisas. Aquele casaco você acha bonito, mas não usa há quatro meses? Doe-o.

A primeira máquina de café que você comprou que dá sabor à sua bebida matinal com pequenos pedaços de ferrugem? Jogue fora.

organizar-mudanca-dicas

Fazer uma grande limpeza preliminar terá um grande impacto sobre a eficiência e a facilidade de todo o processo de como organizar uma mudança.

2. Classifique as coisas por categoria

Tome uma sugestão de Marie Kondo e organize seus pertences por categoria, não por cômodo (note que a parte da categoria só se aplica ao processo de organização, não a descompactação – que é uma tarefa separada).

Em vez de passar um dia limpando seu quarto inteiro, passe uma tarde examinando cada peça de roupa que você possui.

Vasculhe todos os armários, roupas sujas e lavanderia até que você tenha todas as suas roupas em um só lugar. Então ordene-as.

Faça o mesmo para livros, sapatos, papéis importantes e coisas do gênero.

3. Separe coisas para vender

Você provavelmente tem alguns itens que não quer mais, mas adoraria ganhar um pouco de dinheiro com eles. Se for esse o caso, selecione esses itens, separe e determine onde você pode vendê-los.

Se é mobília, o Market Decor pode ser uma boa aposta. Se for uma roupa de marca, experimente o site Etiqueta Única ou uma loja de consignação local.

Para itens especiais, como uma bolsa, alguns pares da sua coleção de óculos, a sapatilha de brilhos linda (mas que você não usa mais) entre no Enjoei.

organizar-mudanca-vender-coisas

Depois de ter tudo resolvido, defina uma data no seu calendário para tirar fotos e criar descrições dos itens que você planeja vender online.

4. Pesquise empresas de mudanças profissionais

A pesquisa nunca é divertida. O Google vai sobrecarregá-lo com um grande volume de opções para contratação de empresas de mudanças domésticas. Mas não ceda à pressão e escolha a primeira classificação de quatro estrelas que você ver.

Uma empresa de mudanças geralmente pode fazer ou interromper toda a sua experiência de mudança, por isso é importante acertar. Quanto mais esforço você dedicar a encontrar uma empresa respeitável com um excelente atendimento ao cliente, menos complicações terá no dia da mudança.

É importante checar se a empresa que você deseja contratar está licenciada para atuar no estado em que você mora.

Existem dezenas de milhares de pessoas que alegam ser uma ‘empresa de mudanças’ quando, na verdade, é apenas um cara com uma van tentando ganhar um dinheiro extra.

Certifique-se também de ler a lista de serviços da empresa, bem como as políticas de reembolso e de danos.

Por exemplo, algumas empresas não levam itens que não estejam em caixas (por isso, suas sacolas cheias de coisas não chegarão até a casa nova), enquanto outras solicitam o pagamento integral várias semanas antes.

Descubra todos os detalhes para que não hajam surpresas desagradáveis ​​no dia da mudança.

5. Escolha o dia certo para a mudança de casa

Contrate quem fará sua mudança com pelo menos um mês de antecedência para que você possa se planejar adequadamente.

Se você tem um horário flexível, selecione possíveis datas de mudança e tente encontrar o horário mais barato do mês para agendar.

Empresas de mudança estão mais ocupadas nos fins de semana, então se você pode pular o caos de sábado e agendar sua mudança para uma terça-feira, pode obter um desconto significativo.

Mas atenção: é importante checar se o prédio estabelece dias e horários específicos para a chegada de mudanças. Assim, você evita o desgaste emocional e financeiro de chegar na portaria e não conseguir se mudar.

6. Crie uma lista de tarefas para a mudança

Quando você muda de residência, inevitavelmente acaba tendo 600 coisas diferentes para fazer e lembrar. Não deixe que todas essas tarefas e lembretes importantes, não importa o quão óbvio pareçam, escapem da sua mente.

Anote-os em algum lugar. Coloque-os no aplicativo Notas do seu telefone, na lista de tarefas pendentes, usando o app Wunderlist ou, se você preferir métodos mais old school,anote tudo em um bloco de anotações de papel.

Nenhum detalhe é insignificante. Você acabou de se lembrar do nome da pequena livraria na cidade que aceitará seus romances usados? Anote.

Você prendeu o parafuso extra da gaveta quebrada ao lado da pia? Tome nota.

organizar-mudanca-lista-tarefas

Você tem que devolver sua antena de tv a cabo ao provedor com pelo menos um dia antes de sair? Anote.

7. Peça caixas para empacotar no supermercado e lojas

Faça uma visita ao supermercado ou à sua loja de bebidas favorita para ver se eles reciclam suas caixas usadas. Se sim, pergunte se você pode pegar um punhado para economizar um pouco de papel em sua jornada de mudança de casa.

Apenas certifique-se de que as caixas não estão muito gastas e que você as use apenas para guardar itens leves como lençóis e toalhas. Você não quer lidar com caixas rasgadas e coisas quebradas no grande dia.

Pronto para se mudar?

Não importa quantas vezes você se mudar, toda vez se sentirá um pouco sobrecarregado devido a todas as coisas que precisam ser feitas.

Mesmo depois de planejar e se preparar adequadamente para a mudança, você precisará se lembrar dessas dicas e sugestões para ter uma mudança de casa menos estressante.

Está sonhando com o dia que você vai organizar uma mudança para a casa que sempre sonhou em morar?

Seu sonho pode estar a um clique de distância no site da EmCasa, a imobiliária digital que está simplificando a compra e a venda de imóveis.

Temos um equipe própria – certificada pelo CRECI – que gerencia as vendas e está pronta para te auxiliar em todas as etapas para adquirir o imóvel dos seus sonhos.

Conheça as vantagens de comprar com a EmCasa:

  • Financiamento e FGTS: tenha suporte para o financiamento do seu imóvel e retirada de FGTS;
  • Sem dor de cabeça: aqui na EmCasa cuidamos de toda burocracia, contratos e documentação;
  • Tour Virtual 3D: visite dezenas de imóveis sem sair de casa, economize tempo e encontre o imóvel perfeito.

Visite nosso site e confira as melhores oportunidades para adquirir um imóvel do jeitinho que você sempre sonhou!

EmCasa Imobiliária do Futuro