Lista de faculdades na zona sul do Rio de Janeiro

faculdades-zona-sul-rj
EmCasa Imobiliária do Futuro

Escolher um dos bairros da Zona Sul do Rio é uma oportunidade de optar não apenas por um lugar para morar como também ter acesso a vários tipos de serviços como a educação. Neste post, vamos listar as faculdades zona sul RJ, nas quais você ou seus filhos podem estudar.

LISTA: faculdades zona sul RJ

1. Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ)

Abrindo a nossa lista de faculdades na zona sul do RJ está a Fundação Getúlio Vargas que tem suas unidades de curso baseadas no bairro de Botafogo.

A FGV é uma das instituições pioneiras em educação na América Latina. Em meados dos anos 50, fundou os cursos de bacharelado em Administração Pública e em Administração de Empresas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Foram as primeiras turmas de administradores do continente.

Atualmente, além dos cursos de Administração, a FGV também oferece cursos de Direito , Economia, Ciências Sociais , Matemática Aplicada na capital carioca sendo referência em ensino e pesquisa nessas áreas.

A FGV EPGE (Escola Brasileira de Economia e Finanças) liderou pelo terceiro ano seguido a lista do Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação com nota 5, a máxima do ranking.

2. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)

campus-gavea-puc-rioPrédio do Conjunto Habitacional Marquês de São Vicente (Minhocão) | fonte: PUC.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) é outra das faculdades zona sul Rio de Janeiro, localizada no bairro da Gávea.

O campus da PUC-Rio com mais de 100 mil metros quadrados é estruturado em quatro Centros:

  1. Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH)
  2. Centro de Ciências Sociais (CCS)
  3. Centro Técnico Científico (CTC)
  4. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

A instituição foi fundada em 1941 na capital carioca e conta com programas de Graduação (25 cursos), Pós-Graduação e Pesquisa (especialização, mestrado, doutorado e iniciação científica), Intercâmbio Internacional (acadêmico, curta duração e duplo diploma), Educação a Distância e Extensão.

3. Universidade Estácio de Sá (UNESA)

A terceira instituição da nossa lista de faculdades da zona sul do RJ é a Universidade Estácio de Sá, que conta com unidades em três bairro: Copacabana, Botafogo e Jardim Botânico.

A Estácio é uma das maiores organizações privadas de ensino superior do Brasil em número de alunos matriculados e um corpo docente de 7.719 professores.

A universidade oferece 86 cursos diferentes entre presenciais e a distância de Graduação e Graduação Tecnológica nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Ciências Humanas.

Além disso também são 110 cursos de Pós-Graduação latu senso, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado, avaliados pelo MEC/CAPES. Há também cursos livres e cursos voltados para a educação corporativa.

4. Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Outra instituição tradicional entre as universidades na zona sul do Rio de Janeiro é a Universidade Veiga de Almeida, com um de seus polos da capital no bairro de Botafogo. Alguns números da instituição são:

  • mais de 30.000 alunos
  • mais de 150 cursos
  • 3 grandes campi

A universidade foi fundada em 1933, a partir de uma turma de alfabetização localizada no modesto bairro de Santo Cristo, na cidade do Rio. Em 1970, o Professor Mario Veiga de Almeida, fundador da instituição, recebeu o título de Educador do Ano.

O sonho de Veiga de Almeida foi concretizado com a criação da Escola de Engenharia Veiga de Almeida, em 1972, autorizada pelo Decreto nº 70.828, de 13 de julho de 1972.

Em 2011, a UVA passou a integrar a Rede Ilumno, uma rede internacional de instituições de ensino que tem como objetivo principal expandir o acesso à educação superior nas Américas.

5. Universidade Santa Úrsula (USU)

universidade-santa-ursula-botafogoFoto: Pablo Jacob/O Globo.

A quinta faculdade da zona sul do RJ é a Universidade Santa Úrsula, uma instituição católica com campus no bairro Botafogo.

Fundada em 1939 por religiosas da Ordem de Santa Úrsula, são 79 anos de existência, com atividades ligadas ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão ao longo de todo esse tempo.

A USU conta com duas Pró-Reitorias e 14 cursos de graduação, Mestrado em Gestão do Trabalho, Residências em Saúde, além de vários cursos de pós-graduação Latu Sensu em diferentes áreas do saber.

6. Instituto Metodista Bennett

Fechando a lista de faculdades da zona sul do RJ temos o Instituto Metodista Bennett, localizado no bairro do Flamengo.

A instituição traz o legado da educação metodista fundada por John Wesley. A história da fundação começa com sua fundação em 1888, quando foi inaugurada a Escola do Alto.

No campus principal são mais de 20 mil metros quadrados, com estrutura com laboratórios de informática, auditórios, livraria, restaurante, capela, bibliotecas, espaços culturais, quadras poliesportivas, áreas verdes e muito mais.

Além de morar no Rio de Janeiro ser uma experiência única por si só, a cidade também abre portas para o crescimento profissional como um dos pólos de desenvolvimento acadêmico nacional.

Quer comprar um apartamento? A EmCasa é uma imobiliária digital feita para simplificar a compra e venda de imóveis. Faça um Tour Virtual pelos imóveis em nosso site sem sair de casa!

EmCasa Imobiliária do Futuro