[GUIA] Mudar para o Rio de Janeiro: 5 dicas preciosas para quem está chegando!

mudar para o rio de janeiro
EmCasa Imobiliária do Futuro

O Rio de Janeiro é a cidade dos sonhos de muitos brasileiros, mesmo os que nunca estiveram na capital fluminense. As novelas, a la Manoel Carlos, que retratam a vida carioca da Zona Sul, são grandes responsáveis por disseminar essa paixão avassaladora e sem fronteiras. Entretanto, se você realmente está pensando em fazer as malas e mudar para o Rio de Janeiro é bom pegar algumas dicas para tornar o processo ainda mais fácil.

Neste artigo, criamos um guia prático com dicas para viver no Rio de Janeiro e aproveitar o melhor que a cidade tem a te oferecer. Falamos sobre:

  • moradia;
  • transporte;
  • lazer;
  • serviços;
  • segurança.

Mudar para o Rio de Janeiro: 5 questões importantes para saber antes de fazer as malas

Passar alguns dias no Rio de Janeiro como turista é bem diferente de realmente viver uma vida estabelecida na cidade. Esse não é um fenômeno único da cidade carioca, mas acaba se tornando mais evidente, por que o Rio tem uma infinidade de atrações que deixam qualquer turista apaixonado.

A verdade é que os cariocas, pelo menos grande parte deles, também são apaixonados por sua cidade.

Vida cultural agitada, sorriso no rosto e oportunidades de emprego em grandes empresas, são as principais razões para pessoas que pensam “quero me mudar para o Rio de Janeiro!”.

Para aproveitar ainda mais essa mudança de vida, acompanhe nossas dicas.

1. Transporte

O dia a dia de morar no Rio de Janeiro e precisar se deslocar de uma região para a outra pode ser bastante estressante, mas nada que você não passe em um outro grande centro do Brasil.

Você pode ter um veículo próprio, se deslocar de uber, taxi, ônibus ou metrô. Entre essas opções o metrô é a que permite que você fuja do trânsito, entretanto, dependendo da região onde você morar, as estações podem não existir.

Ao optar por morar na Zona Sul do Rio de Janeiro você terá um amplo acesso à linhas e estações de metrô, tanto em Botafogo, Copacabana, Ipanema, Leblon, e nos demais bairros.

As demais opções de transporte público podem ser bastante úteis, mas em horários de pico de movimento, também são bastante desconfortáveis.

Carros particulares, uber e taxi são boas opções, mas enfrentam o trânsito de ida e volta do trabalho, escola e faculdade.

Pensando nisso, a dica é tentar morar o mais perto possível do trabalho, assim você consegue se deslocar mais facilmente, sem perder tanto tempo no trânsito.

Novamente morar na Zona Sul é uma excelente opção para trafegar pelas variadas regiões da cidade, incluindo o Centro.

2. Lazer

Ah, essa é sem dúvida um dos assuntos que mais agradam ao carioca e a quem deseja se mudar para o Rio de Janeiro.

Começamos destacando as belezas naturais, as praias da Zona Sul e Zona Oeste, os pontos turísticos como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Arpoador e o calçadão da Praia de Copacabana, merecem um certo destaque.

mudar para o rio de janeiro

Além disso, a cidade oferece espaços de visitação como Jardim Botânico e Parque Lage.

mudar para o rio de janeiro

Fonte: Parque Lage | Imagem: Diário de um Viajante

Se você gosta de aventura pode fazer trilhas na Pedra da Gávea, Morro Dois Irmãos e a trilha do Morro da Urca.

mudar para o rio de janeiro

Fonte: Morro Dois Irmãos | Blog Vamos Pro Mundo

Além do contato com a natureza e com os monumentos que celebram sua beleza, a vida cultural e social do Rio também precisam ser conhecidas por seus novos moradores.

Se você realmente quer viver no Rio de Janeiro, precisa viver um pouco de suas opções culturais. São dezenas de cinemas e teatros espalhados principalmente na Zona Sul e Oeste da cidade. Os museus, como o do CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil) oferece exposições rotativas, nacionais e internacionais, de tirar o fôlego.

O Museu do Amanhã está “ancorado” no Centro da capital carioca e é o mais novo cartão-postal do Rio.

mudar para o rio de janeiro

A cultura popular é exaltada na Feira de São Cristóvão, que além de um marco cultural, também faz parte do leque de opções de entretenimento para quem mora no Rio.

Talvez nenhum local resuma  de maneira tão perfeita a união entre cultura, história e entretenimento, como a Lapa. Com seus Arcos e casas de show como Circo Voador, além de dezenas de bares estilosos e butecos, é parada obrigatória para os novos moradores da cidade.

Voltando para a Zona Sul, você encontra restaurantes de todos os estilos e tipos de cozinha, bares temáticos, cafés cheios de charme e muito mais.

Resumindo, não dá pra negar que o Rio é a capital do entretenimento.

3. Segurança

Nem tudo são flores, neste quesito. A segurança no Rio é um ponto sempre bastante discutido. Algumas regiões da cidade são realmente muito perigosas, mas, conforme você se aproxima da Zona Sul a sensação de segurança aumenta.

Cuidado ao escolher o local para se instalar. Criamos uma lista com os bairros mais seguros da cidade, acesse o artigo; “Melhores bairros do Rio de Janeiro para morar com segurança”.

4. Serviços

Em geral, os bairros do Rio são bem equipados quanto ao acesso a serviços como escolas, hospitais, supermercado, shoppings, entre outros. Entretanto, é preciso ter em mente que alguns bairros possuem menor assistência.

Na Zona Sul e em algumas regiões da Zona Oeste, a gama de serviços é grande e a qualidade também aumenta consideravelmente.

Como você provavelmente está percebendo neste guia, escolher bem a região na qual vai morar no Rio de Janeiro, pode facilitar sua vida e adaptação.

5. Moradia

Lar doce lar! Como vimos, o Rio tem muitas opções de entretenimento e lazer, mas nada como voltar para sua casa e curtir seu cantinho, neh?

Além disso, como visto nos tópicos anteriores, escolher bem o local é fundamental para ter uma qualidade de vida satisfatória.

Nem todo mundo tem as mesmas prioridades. Enquanto alguns estão atrás de facilidades, ampla gama de serviços próximos e transporte – tendo o perfil ideal para morar em Botafogo -, outras pessoas desejam a tranquilidade de vários cafés e bons restaurantes, encontrados no Leblon.

A Zona Sul é realmente uma ótima opção para quem deseja se mudar para Rio de Janeiro. Pensando em todos os 5 aspectos que tratamos aqui, ela é a região que atende melhor a todos os requisitos.

Então, decidido? Quer comprar um apartamento e mudar para o Rio de Janeiro?

Você pode começar a escolher seu imóvel antes mesmo de chegar na cidade. A EmCasa é uma imobiliária digital feita para simplificar a compra e venda de imóveis. Faça um tour virtual 306º pelos imóveis do Rio de Janeiro em nosso site, sem sair de casa!

Se você ainda tem dúvidas, acesse o artigo; “07 motivos para morar no Rio de Janeiro”.

EmCasa Imobiliária do Futuro