O que se deve saber antes de comprar um imóvel

O sonho da maioria dos brasileiros é ter um lugar para chamar de seu, e, assim, se ver livre de vez do aluguel. Esse é um grande objetivo a ser alcançado, uma vez que comprar um imóvel demanda um alto investimento, que na maioria das vezes leva anos para ser quitado totalmente.

É por isso que na hora de tornar esse sonho uma realidade é necessário manter o pé no chão,  agir com responsabilidade e calma e verificar alguns pontos-chave para fazer um bom negócio. Selecionamos algumas orientações especiais que farão toda a diferença nesse processo. Confira em nosso texto a seguir.

Condições do imóvel

Para não ser pego de surpresa, é fundamental que você cheque com olhar crítico a situação estrutural do local, principalmente se for o caso de um imóvel antigo e usado.

Verifique se o imóvel está livre de infiltrações, e se os sistemas hidráulico e elétrico estão funcionando em perfeitas condições. Apesar de parecer uma dica um pouco óbvia, muitos compradores acabam negligenciando essas questões ao ter pressa para consumar sua compra, o que pode vir a ter um alto custo no futuro.

Faça uma vistoria

Afinal de contas, ninguém quer se comprometer de cara com reparos e reformas de um imóvel recém-comprado, não é?! É importante dar a devida atenção para essas questões estruturais para evitar sair no prejuízo.

Documentação em ordem

A documentação do imóvel em questão está em ordem? É importante verificar isso para evitar que, ao finalizar a compra, você acumule problemas de documentação advindos do proprietário anterior.

Verifique se a documentação está em dia

Para isso, entre em contato com a prefeitura da sua cidade e com o cartório de imóveis para checar se o imóvel escolhido está com toda a documentação em dia e regularizada. Isso irá facilitar o processo de compra e evitar problemas futuros.

Junte todos esses documentos e deixe-os à mão. Essa praticidade irá fazer toda a diferença.

Possibilidades de pagamento

Antes mesmo de começar a procurar um imóvel, é fundamental que você tenha em mente o orçamento disponível para ser investido nessa compra.

A menos que você opte por realizar o pagamento à vista, é importante levar em consideração que uma dívida como essa irá comprometer a sua renda por anos. Especialistas orientam que nunca se comprometa mais de 30% do seu rendimento familiar com dívidas, incluindo a prestação da compra do imóvel. Certifique-se de que isso não aconteça.

Resultado de imagem para gif dinheiro

Caso opte por realizar um financiamento, informe-se a respeito das taxas inerentes a essa forma de pagamento, que geralmente podem variar entre 6,5% e 12%. Os menores juros são nos casos de financiamentos subsidiados por programas do governo (como o Minha Casa, Minha Vida, por exemplo).

Agora que você já sabe ao que deve-se atentar na hora de realizar a sua compra, mãos à obra! Faça pesquisas em plataformas online e em imobiliárias e procure por um imóvel que seja capaz de suprir as suas necessidades.

Em casos de dúvidas, entre em contato conosco para te ajudarmos!  Temos um time especialista para tirar as suas dúvidas e te ajudar a escolher uma excelente opção!