Praia Vermelha da Urca – história, como chegar, dicas e lazer

Localizada no bairro da Urca, a Praia Vermelha tem uma beleza que traz turistas dos bairros próximos e de alguns distantes também. Apesar de não ser muito grande, com menos de 300 metros, a praia tem uma vista extraordinária, que fica entre o Morro da Babilônia e o Morro da Urca, o que proporciona um pôr do sol maravilhoso!

Embora ela não apresente muitas ondas, pode ser considerada extremamente profunda e por este motivo, poucas pessoas ficam dentro de suas águas. Sentados na areias da praia, podem ser vistos pequenos cristais de granada, mas não é este o real motivo de seu nome; ela é chamada por todos assim porque a areia fica avermelhada quando o sol se põe.

Esse fenômeno acontece devido o reflexo do Sol nos cristais vermelhos e rosas.

Outro ponto positivo é que o bairro é considerado um dos mais calmos do Rio de Janeiro, com a taxa de criminalidade bem abaixo da média estadual. Fato que se dá, principalmente, às presenças de militares no local.

A história da Praia Vermelha

A Praia tem sua história no início do século XVIII, no momento em que foi levantado um forte para fazer parte das defesas do estado do Rio de Janeiro. No ano de 1860, na Praça General Tibúrcio, foi levantado um prédio que era sede da Escola Militar. Hoje em dia, ele já foi demolido.

Mas antigamente ele, praticamente, transformava a praia em um espaço restrito, formando um paredão que a isolava dos curiosos e turistas locais.

Fortaleza da Praia Vermelha- RJ

Fortaleza da Praia Vermelha- RJ

Em 1908, o local proporcionou eventos da Exposição Comemorativa do Centenário da Abertura dos Portos às Nações Amigas. Foi ao decorrer desse momento que a Escola Militar foi usada como Pavilhão das Indústrias.

No ano de 1935, o 3º Regimento de Infantaria utilizava o prédio da antiga Escola Militar. Durante o período, houve uma intervenção rebelde nomeada de Intentona Comunista e o local foi bombardeado durante o movimento. Logo depois deste acontecimento, a propriedade foi demolida.

Praia Vermelha da Urca- RJ

Praia Vermelha da Urca- RJ

O Instituto Militar de Engenharia e o IME são construções relevantes que se destacaram durante a época. A Escola Superior da Guerra também está localizada no bairro da Urca, próxima a Praia Vermelha, assim como a Faculdade de Medicina da conhecida Universidade do Brasil teve sua sede nesse belo lugar, mas que hoje, como as maiorias das construções que por lá passaram, já fora demolido.

Saiba como chegar ao ponto turístico

Para ter acesso a Praia Vermelha é fácil. No fim da Avenida Pasteur está localizada a Praça General Tibúrcio, logo após passar a praça, você chegará ao seu destino final, podendo aproveitar tudo o que o ponto oferece de melhor!

Praça General Tibúrcio- RJ

Praça General Tibúrcio- RJ

Uma dica importante para os turistas que querem chegar no local de carro: o estacionamento deve ser utilizado apenas nos finais de semana, pois é pequeno e não tem muitas vagas. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o estacionamento é usado por umas instalações do Exército Brasileiro. Um deles é o Instituto Militar de Engenharia. Ou seja, você terá que estacionar fora das limitações da praia.

Para chegar até ela de ônibus, existem apenas quatro linhas disponíveis que passam pelo local. E para os turistas que usam o trem da zona norte, é possível utilizar o 107-Central x Urca.

Para aqueles que podem pegar o metrô, devem ir até a Estação de Botafogo e buscar pelo 513-Urca X Metrô de Botafogo. Para quem vem da zona sul, os serviços de metrô 512-Urca x Leblon, via Copacabana, e/ou 511-Urca x Leblon, via Jóquei também servem para chegar até a praça, descendo no último ponto da Avenida Pasteur.

Diversão garantia!

Diversão garantia!

Se você é um turista que está vindo de Niterói, é possível encontrar uma linha de ônibus que vá até Botafogo e lá usar o 513, sendo essa uma das formas mais rápida e simples de chegar até o local.

Outra maneira para também chegar a praia é descer no Shopping Rio Sul e ir a pé durante o percurso. Diversos serviços de ônibus passam pelo ponto do shopping e a distância até a praia é de apenas 2km.

Dicas de como aproveitar essa beleza da Urca

A praia não é um grande ponto turístico, já fica afastada dos principais hotéis da cidade. Mas os seus visitantes são os moradores de bairros, como por exemplo o Botafogo, Flamengo, Leme e claro, os residentes da Urca.

O seu mar calmo traz uma paisagem da praia especial. Ela tem o seu fim dos dois lados em enormes paredes de pedra. Os apaixonados por canoas havaianas e caiaques que amam remar nessa imensidão de água adoram navegar em suas águas, mas não deixe a calmaria te enganar! O mar é fundo e já houve acidentes de afogamento. Por isso, para adentrar com barcos na praia o colete salva-vidas é essencial e ao mergulhar, fique sempre próximo a areia.

Pão de Açúcar e a Praia Vermelha da Urca

Pão de Açúcar e a Praia Vermelha da Urca

O ponto turístico fica localizado entre dois morros. De um lado está o Clube Militar e quando bater a fome, é possível ir até o restaurante que está aberto ao público. Do outro lado fica um caminho que envolve o morro da Urca e por lá é possível realizar uma caminhada, pescar, fazer uma escalada ao morro e claro, apreciar a linda vista através da marinha no local.

Além do restaurante, existe outros bares e lanchonetes que estão localizados bem próximos ou o Shopping Rio Sul, que também é uma ótima opção para matar a fome se você estiver prestes a pegar a estrada de volta pra casa.

Lazer e diversão na medida certa para a família

Para o maior prazer dos turistas, ao redor da praia tem quiosques e parquinho para as crianças se divertirem. O ambiente tem várias árvores que possibilitam sombras e um espaço agradável para curtir um momento em família e/ou amigos.

Nascer do sol na Praia Vermelha

Nascer do sol na Praia Vermelha

A Praia Vermelha tem um diferencial das outras praias do Rio de Janeiro: por contar com as instalações militares, o local consegue proporcionar mais segurança aos seus visitantes do que as localizações da zona sul, pelo menos a sensação de segurança é muito maior.

E para os turistas que se inspiram pelas lindas paisagem, no final da praia tem a Pista Claudio Coutinho, ela funciona das 7h às 18h e tem uma vista linda para tirar fotos, caminhar e apreciar a beleza que a natureza nos proporciona.

Não importa se a intenção seja desfrutar de um dia turístico ou aproveitar como morador da Urca, a praia vermelha é uma ótima opção!