Como vender imóveis pela internet: 6 ações para acertar o alvo [+ bônus e oportunidade]

como vender imoveis pela internet
EmCasa Imobiliária do Futuro

Se você quisesse comprar uma casa, qual seria seu primeiro passo? Bater na porta de imobiliária em imobiliária atrás de um imóvel ou sentar na poltrona de casa e, enquanto toma um café, pesquisar na internet algumas opções que estão dentro do perfil de imóvel que você deseja? Essa resposta é quase unânime e é por isso, que neste artigo trouxemos uma série de dicas de como vender imóveis pela internet.

Você está do outro lado da mesa, ou seja, você não quer comprar, mas sim vender um imóvel. Para isso, entretanto, a primeira coisa que você deve fazer é pensar em qual é o comportamento de quem tem o objetivo de adquirir uma propriedade.

Foi isso que fizemos acima: o que eu faria se quisesse comprar um apartamento?

A internet hoje é um grande espaço para compra e venda, seja de bens não duráveis como sapato e roupa, como bens duráveis como casa e carro.

Sendo muito sincero, se o imóvel que você deseja vender não está em nenhum lugar da internet, vai ser bem difícil encontrar um comprador.

Leia também: Quero vender meu apartamento! 6 dicas para fazer isso rápido

A seguir, separamos 7 dicas que vão ajudar a vender imóveis pela internet, seja você proprietário ou corretor.

Como vender imóveis pela internet: 6 [+bônus] dicas eficientes

1. Site

Se você é proprietário de uma imobiliária ou é corretor, não existe mais a possibilidade de trabalhar sem ter um site. É provável que você já saiba disso e também é provável que você já tenha um portal que reúna os imóveis de sua cartela. Mesmo assim, é impossível criar um guia com dicas de como vender imóveis pela internet, sem citar esse tópico.

Além de ter um site, é preciso que você avalie alguns pontos da plataforma para entender se ele oferece, por exemplo, uma boa experiência ao usuário. Ou seja, quando um cliente potencial entra na sua plataforma ele é capaz de encontrar um imóvel de maneira rápida?

Para saber sobre isso, um teste simples é pedir que alguém que nunca acessou o site faça uma pesquisa. Anote as dificuldades de navegação encontradas e faça as alterações necessárias.

Não adianta levar um usuário para o seu site e não oferecer um sistema que permita que ele encontre o que busca.

Elementos simples devem compor o site para vendas de imóveis, tais como:

  • filtros de pesquisa como tipos de imóvel, bairro, número de quartos, vagas na garagem e mais;
  • chat ao vivo para tirar dúvidas imediatamente e tentar agendar uma visita ao imóvel;
  • contatos como Whatsapp, telefone fixo e endereço.

É importante garantir que o site tenha um carregamento rápido (principalmente das imagens dos imóveis) e seja responsivo a dispositivos móveis como smartphone e tablet.

2. Blog

Ter um blog que responde aos questionamentos comuns de pessoas que querem comprar um imóvel vai te ajudar a ficar melhor rankeado no Google e assim atrair mais potenciais compradores para a página.

Produza conteúdos relevantes que respondam a dúvidas como: “como financiar um imóvel?” e “como negociar um imóvel”.

3. Redes sociais

As redes sociais permitem que você compartilhe imóveis de sua cartela e crie anúncios que segmentam o público de acordo com o perfil de comprador que você acredita que esteja em busca de um imóvel como o anunciado.

Você também pode compartilhar conteúdos de seu blog e outras dicas em suas páginas nas mídias sociais.

Os anúncios permitem um alto grau de segmentação de usuários e isso facilita que você alcance as pessoas certas no momento certo.

Dentro de uma estratégia de como vender imóveis pela internet você pode realizar anúncios em plataformas como Facebook Ads, Instagram Ads e Youtube Ads.

O especialista em vendas de imóveis, Guilherme Machado, dá outras dicas para ampliar seu conhecimento sobre como vender imóveis pela internet usando as redes sociais. Fica ligado!

4. Anúncios pagos

Já que estamos falando em anúncios, que tal fazer um anúncio dentro do sistema do Google Adwords e ter seu imóvel aparecendo como resultado de pesquisa no maior site de buscas do mundo?

Como falamos acima, você pode fazer um trabalho de rankeamento orgânico (no qual você não paga para aparecer), por meio da produção de conteúdo, entretanto, isso requer um trabalho estratégico de SEO amplo e, mesmo assim, demanda tempo para resultado.

Os anúncios exigem maiores e contínuos investimentos, mas trazem resultado a curto prazo.

O que fazer? Combinar ambos e ter o melhor das duas estratégias.

Na imagem abaixo marcamos de vermelho o local dedicado aos anúncios em uma pesquisa por um tipo de imóvel específico.

como vender imoveis pela internet

5. Email marketing

Se você quer aprender como vender imóveis pela internet, um campo importante que você deve ter em seu site é o de “inscreva-se em nossa newsletter”.

Um simples formulário pode captar dezenas de leads (contatos) qualificados, que tenham interesse em imóveis.

Para ampliar a qualificação desses contatos você pode colocar algumas opções para entender melhor as necessidades do lead, como, por exemplo: você tem interesse em apartamentos ou casas, com 1, 2 ou 3 quartos, e por aí vai.

Dessa forma, sua ferramenta de automação de marketing poderá enviar e-mails com imóveis que realmente interessam ao comprador, ampliando as chances de abertura e conversão do e-mail.

6. Sites de classificados

OLX, Mercado Livre e ZAP, são exemplos clássicos de sites de classificados nos quais você pode cadastrar seu imóvel.

Ter um imóvel em uma plataforma como essa não isenta você de investir nas demais estratégias listadas até agora. Essa é apenas uma estratégia a mais de como vender imóveis pela internet.

[Bônus] Fotos de qualidade e vídeos

Todas as ações que listamos acima possuem um ponto em comum: a necessidade de apresentar fotos de qualidade.

Novamente, vamos fazer o exercício de pensarmos como os potenciais compradores: existem milhares de sites, de milhões de imóveis, espalhados pela internet, será que eu vou querer visitar um apartamento que tem fotos de baixa qualidade ou que apresentam um ambiente bagunçado? Um imóvel sem foto nenhuma, merece alguma atenção minha?

Todas essas respostas são simples.

Se você quer vender seu imóvel você precisa apresentá-lo da maneira mais atrativa possível.

Se você quisesse vender um carro, antes de tirar as fotos você lavaria interna e externamente seu veículo? O mesmo é para a casa. Não tire fotos de “qualquer jeito”. Organize seu espaço como se fosse receber uma visita muito importante. As fotos em um site são seu cartão de visita.

Agora, se você quer um diferencial, inserir um vídeo que apresente o imóvel de maneira completa, seus cômodos e como eles se ligam, o posicionamento de cada parte da casa, o tamanho, vai atrair a atenção de quem estiver navegando pelas centenas de sites e imóveis, pode acreditar!

Construa parcerias de sucesso

Esperamos que as dicas de como vender imóveis pela internet tenham ajudado a dar um norte para seu trabalho de vendas, entretanto, nós ainda temos um convite para te fazer.

Curioso?

Uma das formas de como vender imóveis pela internet, que tem um baixo custo e alto rendimento para corretores imobiliários de variados nichos, é a construção de parcerias. E é para isso que a EmCasa te convida agora!

Somos uma imobiliária virtual, com foco em imóveis de alto padrão no Rio de Janeiro e em São Paulo, que além de um site completo que inclui um tour virtual 360º de TODOS os nossos imóveis, também oferece apoio com execução de todas as demais ações listadas acima.

Ou seja, se você, corretor, se juntar à nossa equipe, poderá se concentrar em captar imóveis e gerar vendas, enquanto nós fazemos todos os demais esforços para te ajudar a vender.

Trouxe um imóvel para a nossa cartela? Nossa equipe se encarregará das fotos e da montagem do tour 360º e das demais ações de divulgação e gestão.

Além disso, a EmCasa paga R$ 100 por cada imóvel publicado. Não tem segredo, com 15 publicações você recebe R$ 1.500.

Leia também: Como calcular valor do imóvel para venda: dicas e app grátis

Quer mais razões para fazer parte do nosso Programa de Corretores Parceiros? Aí vai:

  • você faz seu horário: confiamos que você fará o seu melhor;
  • participe gratuitamente de eventos da EmCasa, com capacitação para parceiros;
  • cuidamos de toda burocracia por você: fotos profissionais, agendamento de visitas, intermédio de negociações e documentação.
  • E no final pagamos a sua comissão!

Saiba mais em:

Dica para vender imóvelPowered by Rock Convert
EmCasa Imobiliária do Futuro